Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Romeiros se despedem de Juazeiro



A Romaria de Finados termina hoje com a despedida dos devotos. O túmulo do Padre Cícero é um dos locais mais visitados

Juazeiro do Norte. Fiéis de todo o Nordeste se despedem hoje da Romaria de Finados, neste município. Durante o fim de semana foi intensa a chegada dos peregrinos no município. São ônibus e caminhões paus-de-arara, que lotam as ruas da cidade, na maior romaria do ano, conhecida também como a Romaria da Esperança.

São cerca de 600 mil devotos espalhados por praticamente toda a cidade que, nos últimos quatro dias, passaram por Juazeiro. Esta é a maior romaria do ano em número de pessoas. Ao meio-dia de hoje, um momento festivo acontece na Basílica, com cânticos e despedida dos fieis do Padre Cícero.

Um dos pontos mais visitados nesse período é o túmulo do "Padim", na Capela do Socorro. Os fiéis, que também vêm visitar os jazigos das famílias no Cemitério do Socorro, aproveitam para passar na Capela. Várias missas estão sendo celebradas no local, até a noite, iniciando às 6 horas. No túmulo do Padre Cícero, depositam flores, imagens de santos, ou algum outro objeto, como forma de benzer. Mas também eles querem simplesmente tocar no local considerado santo. Os cânticos e terços dedicados ao padre são constantes. Do lado de fora da Capela do Socorro, acendem velas nos candelabros dando sequência às homenagens.

Este ano, existe uma preocupação maior da Secretaria de Saúde devido os muitos casos de meningite meningocócica já registrados em alguns Estados do Nordeste, principalmente na Bahia. Na romaria de setembro, em louvor à Nossa Senhora das Dores, uma adolescente faleceu e foi sepultada em Juazeiro do Norte acometida pela doença. Na última quinta-feira, uma criança, que veio do Pernambuco, morreu de meningite no Hospital São Lucas aonde já chegou bastante doente.

Segurança pública

Outra preocupação é com a segurança pública. São mais de 400 policiais em pontos estratégicos do município. O Governo do Estado disponibiliza um helicóptero e garante um reforço no trabalho ostensivo. Na Praça dos Romeiros, um ônibus da Polícia Civil pode ser usado para registro das ocorrências.

O subtenente da Polícia Militar, Wladimir Carvalho, comandante da Guarda Civil Municipal, avisou que o Batalhão pretende ver uma ação acolhedora e orientadora e não repressora. Nas rodovias, a Polícia Rodoviária Federal tem dado todo apoio aos romeiros.

O Departamento Municipal de Trânsito atua no sentido de evitar ou reduzir os transtornos causados pelos congestionamentos, principalmente no entorno da Basílica Menor.

Os devotos que vêm a Juazeiro do Norte podem percorrer todos os pontos de visitação, mas um dos mais importantes é a estátua. Francisca Dias, de São João dos Patos (MA), há 27 anos vem ao município durante a Romaria de Finados. Ela afirma que a primeira visita é a estátua, onde já pagou inúmeras promessas. Pernoita no Horto e somente n dia seguinte vai aos outros locais.

Já o sergipano, de Monte Alegre, José Ailton de Oliveira, desde criança vem a Juazeiro. "Aqui é um lugar sagrado, do meu Padim. Vir à cidade sem chegar aqui é o mesmo que não vir. Este é um lugar santo", diz, se referindo à Colina do Horto, onde está a estátua do Padre Cícero. A comemoração aos 40 anos da imagem foi o ponto alto desta romaria. Ontem pela manhã, foi lançado o programa de recuperação da estátua e da Colina do Horto.

ELIZÂNGELA SANTOS - Repórter
www.diariodonordeste.com.br/regional - 02.11.2009

Nenhum comentário: