Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

Giro pelo Mundo

O PNV (Partido Nacionalista Basco) venceu neste domingo as eleições regionais no País Basco --região autônoma no norte da Espanha-- e pode se manter no poder, segundo uma pesquisa de boca-de-urna para a rede de televisão nacional espanhola (RTVE). De acordo com esta pesquisa do instituto Ipsos, os socialistas perderam sua aposta de conquistar uma vitória histórica no País Basco espanhol, dirigido há 29 anos pelos nacionalistas moderados do PNV. Na Galícia (noroeste da Espanha), os socialistas e seus aliados regionalistas do BNG, no poder, estão em empate técnico com os conservadores do PP (Partido Popular), que ainda têm chances de recuperar o poder nesta região, segundo uma sondagem do mesmo instituto.

Exército da Colômbia anunciou na noite de sábado a descoberta de um complexo de grutas no Departamento (Estado) de Meta onde teria se escondido o chefe militar da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). As grutas onde Jorge Briceño --mais conhecido como "Mono Jojoy"-- se refugiou são semelhantes às utilizadas pelos talebans, declarou a jornalistas o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, depois de visitar o local. Jorge Briceño é considerado o líder das operações militares das Farc. Tropas de elite do Exército colombiano estão atrás dele há anos. O complexo de 11 grutas foi encontrado graças às revelações de uma guerrilheira que desertou recentemente, frisou o chefe de Estado-Maior do Exército da Colômbia, Freddy Padilla. Segundo o exército, o líder militar das Farc sofre de diabetes.

O premiê de Israel, Ehud Olmert, ameaçou neste domingo dar uma resposta "dolorosa, forte e inflexível" aos grupo armados palestinos que lançam foguetes da faixa de Gaza contra o sul do território israelense. Israel responderá aos projéteis palestinos "até que as organizações terroristas entendam que Israel não está disposto a aceitar essa forma de terrorismo", disse Olmert no começo da reunião semanal dos ministros israelenses. "Israel tem um amplo leque de opções que pode empregar" e as "utilizará até que a tranquilidade chegue ao sul" do país, acrescentou. Até agora, o Exército israelense responde aos foguetes bombardeando os túneis subterrâneos entre Gaza e Egito, usados para o contrabando de armas e de alimentos e artigos básicos em falta devido ao bloqueio imposto à faixa de Gaza.

Caças canadenses interceptaram um avião bombardeiro russo no Ártico quando se aproximava do espaço aéreo do Canadá, às vésperas da visita do presidente Barack Obama, na semana passada, a Ottawa, disse nesta sexta-feira o ministro da Defesa do Canadá. Peter MacKay informou que o bombardeiro não chegou a entrar no espaço aéreo do Canadá, mas ele disse que os dois jatos canadenses CF-18 entraram em contato com o avião russo no espaço aéreo internacional e enviaram um "forte sinal de que deveriam se afastar".

Nenhum comentário: