Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 16 de março de 2010

A mulher sem túmulo


Nilze Costa e Silva, autora de livros de contos, crônicas e ensaios, escreve o romance A Mulher sem Túmulo - vida romanceada de Maria de Araújo, famosa beata dos fenômenos ocorridos em Juazeiro, que deram ensejo a um dos episódios mais controversos da história do Ceará em fins do século XIX, o chamado “Milagre de Juazeiro”.

Com uma linguagem marcada pela precisão e concisão, características da boa literatura, a autora desenha cenários, apresentando personagens reais e fictícios (Padre Cícero, aqui coadjuvante), ao desfiar o fio da trama ao leitor.

A figura da beata deixa teses e ensaios sócio-historiográficos, conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, desde a sacrificada infância aos acontecimentos que culminariam no famoso milagre.

Lançamento dia 23.3. 2010
Local: Praça da Capela do Socorro
Juazeiro do Norte, Ceará
Hora: 20 horas
Fone: (88) 511.4487 - Memorial Pe. Cícero

Um comentário:

Joel de Siqueira disse...

A BEATA MARIA DE ARAUJO TEVE O SEU TUMULO INVADIDO NUMA TENTATIVA DE FAZER COM QUE O POVO NÃO A REVERENCIASSE EM UM LOCAL DEFINIDO. MAS A SUA MEMORIA PERMANECEU NAS MENTES DO POVO NORDESTINO. AGORA SE COMEÇA A ESTUDAR E LANÇAR LUZES SOBRE MARIA DE ARAÚJO. SERÁ UM TRABALHO ARDUO MAS O SEU RECONHECIMENTO VIRÁ COM A DESTRUIÇÃO DO PRECONCEITO CONTRA UMA MULHER NEGRA, POBRE E ANALFABETA QUE VIVEU EM SEU TEMPO O QUE INTENSAMENTE PODERIA SER VIVIDO - ACREDITAR EM DEUS E EM MILAGRES COMO EUROPEUS BRANCOS ACREDITAVAM E CHEGARAM A SER SANTOS.

A AMÉRICA LATINA TAMBÉM PODE CHEGAR AO CÉU
EXPEDITO MAURÍCIO

COM AJUDA MINHA (JOEL)