Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

“O Pecado de Clara Menina” traz a temática sertaneja-universal-popular

O Cariri, mais especificamente, o município do Crato, sempre foi destaque em relação à arte e ao belo trabalho de seus artistas. Dentro desse contexto de talento nato, estão grupos como Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Teatral Boca de Cena e Grupo Cênico que já fazem parte da história da dramaturgia local.
A mais recente novidade desses grupos é o espetáculo teatral “O Pecado de Clara Menina”, de Cacá Araújo, que estréia, nese sábado, dia 10. A peça é inspirada no poema de origem lusitana medieval “O Romance de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar”, e, segundo o autor Cacá Araújo, trata-se de uma iniciativa de levar novamente aos palcos um espetáculo teatral de temática sertaneja-universal-popular que revisita o universo nordestino em suas cores, na mística do amor proibido, na ambição, no pecado, na luxúria, nos excessos dos poderosos, e, principalmente, na narrativa brincante, alegre e versificada dos cantadores e poetas populares.
A realização da peça se reveste de singular importância porque propõe o fortalecimento da tendência de valorizar a cultura tradicional popular nordestina como leitmotiv (O leitmotiv é um tema, ou um motivo associado a um personagem ou assunto, em um contexto cênico como: peça de teatro, filme, programa televisivo ou ópera. Toda vez que o assunto ou personagem está em evidência, o tema é reapresentado) nas variadas linguagens artísticas.

Neste caso particular da comédia “O Pecado de Clara Menina” na viabilização de uma dramaturgia alinhada ao resgate e à difusão de tradições fundadas na expressão do imaginário popular, nas lendas, nos causos, nas aventuras, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança. E, sendo um projeto popular e com perspectiva de povo, também se justifica por beneficiar a comunidade regional através do encontro e reencontro com suas raízes profundas, resultado que é da fusão de três mundos originais que nasceram de outros, revelando-nos o caráter universal de qualquer gesto humano.
De acordo com Orleyna Moura, uma das atrizes da peça e um dos ícones da cena teatral caririense, a comédia é um espetáculo maravilhoso, “Estou no Teatro desde 1977, já participei de várias montagens, inclusive ressalto a parceria com Cacá Araújo, na "Comédia da Maldição" (encenada em 2005, conta a fantástica e misteriosa história de uma bela jovem, que se amancebou com um padre e foi condenada a uma terrível maldição: virar mula-sem-cabeça! Uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo para todas as idades).” É importante frisar que Orleyna foi fundadora do 1º. Curso de Teatro, na Sociedade de Cultura Artística do Crato, bem como fundadora do 1º. Grupo infanto-juvenil de Teatro do município e do Grupo Cênico, tendo trabalhado por 25 anos no Teatro Rachel de Queiroz. A atriz fala em aposentadoria, mas a arte fala mais alto e Orleyna não abandona os palcos. Fato esse que poderemos comprovar na encenação de “O Pecado de Clara Menina” todo o seu talento e versatilidade.
Também faz parte do elenco o jovem ator Joênio Alves, que atua e é o figurinista da peça. “Para mim é maravilhoso atuar. Nesse espetáculo em especial, colocarei todos os meus conhecimentos em relação ao teatro, o clássico, o erudito, o popular e vou aliar a atuação com a minha experiência em dança” diz.
Segundo Cacá Araújo - que faz questão de destacar o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude - uma das pretensões do espetáculo é oportunizar a formação de platéias, inspirando o senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens artísticas. Cacá revela que a ação teatral não é desprovida de propósitos. “No mesmo caminho trilhado com nosso espetáculo anterior, “A Comédia da Maldição”, temos como objetivos: a difusão de valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja que remonta aos processos iniciais de formação do povo brasileiro; formação de platéias, especialmente juvenis, inspirando senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens, em condições de respeito e soberania; estimular a congregação de estudiosos, pesquisadores, produtores, atores, encenadores, mestres da cultura tradicional popular, brincantes, autores e técnicos em torno da discussão de proposta estética de leitura e releitura da história, das tradições e do imaginário do sertão nordestino como fonte inspiradora de criação em artes cênicas, literatura, música, dança e noutros processos de manifestação da alma indômita do artista nordestino” conclui.
O fato de espetáculos teatrais oportunizarem a formação de platéias merece ser aplaudida de pé, pois a arte é um dos pontos mais intensos de nossa cultura. E que o caminho seja a consolidação de parcerias que viabilizem o crescimento no campo das artes em nossa região.

Serviço-
Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Crato-CE
Tel.: (88) 3523.2168 - (88) 8801.0897
INTEIRA: R$ 6,00 – MEIA: R$ 3,00
INDICAÇÃO: 14 ANOS

texto: Hermínia Rachel Saraiva
Editoria de Cultura

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: