Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Livro faz reflexão sobre imperialismo



Dentro da Programação da Mostra desUSA de Artes Visuais, o CEBRAPAZ lançará publicação na URCA, no próximo dia 25 de abril. Com 68 páginas, o livro “O antiimperialismo - caminho para a libertação dos povos” traz uma coletânea de textos atuais relacionados às grandes lutas pela paz e contra as guerras imperialistas.

Escrito em linguagem direta, os textos de José Reinaldo Carvalho, diretor de comunicações do Cebrapaz, constituem “uma peça fundamental à análise aguda da conjuntura internacional, com seus traços de instabilidade, crise e insegurança emanados dos desequilíbrios estruturais e sistêmicos do capitalismo e da política belicista e tirânica do imperialismo estadunidense”, conforme consta na própria apresentação do livrete.

A publicação traz quatro artigos. O primeiro ensaio, Derrotar o imperialismo, por um mundo de paz, foi preparado especialmente para o seminário Capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo. Nele, o autor analisa as condições em que foram deflagradas as “guerras preventivas” contra o Afeganistão e o Iraque e os atos agressivos da atual Administração dos EUA no contexto do que se convencionou chamar de “doutrina Bush”, bem como as fragilidades do sistema multilateral e a impotência dos organismos internacionais diante da brutalidade do governo dos EUA e da violação do direito internacional em nome dos interesses da potência imperialista.


Recorrendo a instrumental teórico das teorias sobre relações internacionais, o autor expõe em seu primeiro ensaio as grandes tendências geopolíticas e chama a atenção para a formação de um cenário de conflitos políticos e sociais, no qual se destacam as potencialidades revolucionárias das lutas de caráter antiimperialista que estão em curso no mundo.


Esta edição traz também o artigo Comemorar Outubro preparando a nova Primavera dos Povos, apresentado por José Reinaldo durante a conferência de celebrações do 90º aniversário da Revolução Socialista Soviética, realizada em Minsk, Belarus, no dia 7 de novembro de 2007. Neste artigo, o autor tira algumas lições do que considera ter sido “o mais importante acontecimento da história mundial até o momento”.

Ainda inédito no Brasil e originalmente publicado na revista Contexto Latino-americano (Cuba, 2007), consta do livrete o ensaio A defesa da soberania e do desenvolvimento na política externa de Lula, que justifica o apoio a essa política desde a ótica da esquerda e do movimento popular.

A publicação traz ainda o artigo Internacionalismo e Patriotismo, em que o autor demonstra a vocação internacionalista da esquerda brasileira, que se concretiza através do exercício da solidariedade com todos os povos e se entrelaça com as grandes lutas nacionais, pela soberania do país, o aprofundamento da democracia e o progresso social.

Ao prosseguir na edição da coleção Solidariedade e Paz o Cebrapaz dá sua modesta contribuição para a luta de idéias e para firmar em nosso país a cultura da luta antiimperialista, da solidariedade internacional e da paz.

Para adquirir o livro, que custa apenas R$ 5,00, entre em contato conosco através do e-mail cebrapaz@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3266-5805.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

“Capitalismo ou socialismo, para o povo não interessa. As pessoas querem ganhar um salário que possa sustentar suas famílias e educar seus filhos.” (Joaquim Betancourt)

Amigo Tarso,

Sejamos práticos.
SOCIALISMO é sistema político-econômico que preconiza, respectivamente, a direcção e domínio do Estado nos bens de produção e consumo, e uma nova distribuição das riquezas. Aonde foi feita a experiência do socialismo? No leste europeu (Cortina de Ferro), em Cuba, no Vietnan.
Precisa acrescentar mais alguma coisa?


CAPITALISMO é regime econômico caracterizado pela grande produção, pelo investimento de grande massa de bens, pela propriedade individual dos capitais, e por um mercado livre e competitivo. Aonde o capitalismo está sendo testado: nos EUA,Canadá,Japão, na União Européia...
--------------------------

O resto é conversa prá boi dormir...