Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 22 de abril de 2008

Igreja-Matriz de N.Sra.das Dores - de Juazeiro do Norte - foi elevada a Basílica Menor


O Papa Bento XVI – atendendo ao pedido do bispo de Crato, dom Fernando Panico – elevou à condição de Basílica Menor a igreja-matriz de Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte.

Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas de diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

Entre os argumentos apresentados por dom Fernando Panico, junto ao Vaticano, para obtenção do título de Basílica Menor para a igreja caririense está o fato de Juazeiro do Norte se constituir num dos maiores centros de romaria da América Latina. Essas romarias são motivadas pela herança espiritual do Padre Cícero Romão Batista, constituindo-se em notícias periódicas nas principais redes de televisão, além de matérias divulgadas pelos principais jornais e revistas do Brasil. Cerca de dois milhões de fiéis visitam anualmente a cidade de Juazeiro do Norte.


Ressalte-se que foi no interior da ainda capela de Nossa Senhora das Dores que, em 1º de março de 1889, ocorreu o fenômeno do sangramento da hóstia dada em comunhão à Beata Maria de Araújo. A partir desse episódio, o fenômeno foi propagado em todo o Nordeste, não mais cessando as romarias para Juazeiro do Norte.



História da nova Basílica Menor



A nova Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte teve origem com a construção, pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, de uma humilde capelinha cuja pedra fundamental foi lançada em 15 de setembro de 1827. À época, a atual e pujante cidade de Juazeiro do Norte não passava de uma fazenda, situada no município de Crato, propriedade do citado Brigadeiro, denominada de Fazenda Taboleiro Grande. A propósito, a escritora Amália Xavier de Oliveira, no livro de sua autoria, O Padre Cícero que eu conheci, esclareceu o que motivou a construção dessa capela:



"Ordenara-se Sacerdote o Pe. Pedro Ribeiro de Carvalho, neto do Brigadeiro, porque filho de sua primogênita, Luiza Bezerra de Menezes, e de seu primeiro marido, o Sargento-mor Sebastião de Carvalho de Andrade, natural de Pernambuco. Para que o padre pudesse celebrar diariamente, sem lhe ser necessário ir a Crato, Barbalha ou Missão Velha, a família combinou com o novel sacerdote a ereção de uma capelinha, no ponto principal da Fazenda, perto da casa já existente". (OLIVEIRA, 1981:33-34).




"A Capela foi consagrada a Nossa Senhora das Dores, cuja imagem foi trazida de Portugal”. (id.: 35).

Um comentário:

Océlio Teixeira de Souza disse...

Caro Armando, belo texto. Com certeza estamos todos nós de parabéns pela elevação do Santuário de N. S. das Dores à categoria de Basílica Menor. Mais uma conquista do Cariri e dos romeiros da Mãe das Dores e de Nosso Padim. Que Deus continue iluminando Dom Fernando, o grande responsável por essa conquista, para que ele continue firme na sua missão evangelizadora à frente da Diocese de Crato.