Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Giro pelo mundo





O Escritório Nacional de Estatísticas da China revelou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 9% em 2008 - uma redução de 30% em relação aos 13% registrados em 2007 e o pior resultado desde 2001. O PIB chinês no ano atingiu 30,067 trilhões de yuans, o equivalente a 4,398 trilhões de dólares. As evidências de que a crise financeira global chegaram ao país da Ásia ficaram mais evidentes pela desaceleração da economia durante o ano. No quarto trimestre, o PIB cresceu 6,8% em relação ao mesmo período de 2007, bem abaixo da expansão de 9% verificada no período anterior. A previsão dos economistas é que a desaceleração prossiga nos três primeiros meses de 2009. Isso deve obrigar o governo central a aumentar as ações contra a crise.

Ontem Barack Obama almoçou às 13h (horário de Washington). O presidente dos Estados Unidos e sua família fizerão parte do grupo de 200 participantes do almoço no Capitólio, depois da cerimônia de posse. Foi uma refeição quase simples: frutos do mar, peito de pato, faisão recheado de arroz selvagem, batata doce, legumes e torta de maçã. O cardápio seria inspirado nos hábitos alimentares de Abraham Lincoln, o 16o. presidente americano, e, de certa forma, é uma celebração dos 200 anos de seu nascimento. [Ao assinar o documento que aboliu a escravidão nos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) conquistou um espaço mítico na história de seu país. Até hoje ele é tratado como “O Grande Emancipador. a trajetória política de Lincoln seria inspiradora, também, para Obama.]. Para começar, foi servido um cozido de camarões, vieiras e lagostas. Segundo as pesquisas, Lincoln teria uma afeição especial por frutos do mar. As protagonistas da parte principal da refeição são carnes de caça: peito de pato com chutney de cereja e faisão recheado de arroz selvagem. Entre as guarnições, batata-doce e um misto de vegetais -- a base aqui seriam os ingredientes que apareceram na dieta de Lincoln quando criança. Para sobremesa, foi servida uma espécie de torta de maçã com canela e creme. Os vinhos selecionados para escoltar os pratos são, em sua maioria, californianos, sem relação, nesse caso, com Lincoln.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fará cortes drásticos em suas estimativas de crescimento este mês e a economia global não deve voltar a ter expansão forte em pelo menos dois ou três anos, afirmou nesta quarta-feira o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn. "As coisas não estão melhorando", afirmou Strauss-Kahn em entrevista ao programa "Hard Talk" da rede britânica de televisão BBC. A última estimativa do FMI "não foi boa" e a próxima projeção, que deve ser divulgada em poucos dias, será "ainda pior", afirmou Strauss-Kahn.

O Banco do Japão decidiu manter inalterada a taxa básica de juro do país nesta quinta-feira e disse que vai avaliar a possibilidade de comprar títulos corporativos para aliviar o aperto de crédito para as empresas à medida em que a recessão enfrentada pela nação se aprofunda. decisão pela manutenção da taxa em 0,10 por cento foi unânime. O Japão entrou em sua primeira recessão em sete anos no terceiro trimestre de 2008 e deve enfrentar uma forte contração ao longo dos próximos trimestres uma vez que as exportações e a produção têm caído desde setembro do ano passado por conta da desaceleração econômica global.

A economia da Coréia do Sul afundou 5,6 por cento no quarto trimestre de 2008 em relação ao período anterior, um desempenho pior que o esperado que representa a maior queda de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 11 anos, informou o banco central do país na quinta-feira (horário local). A queda foi a maior desde a contração de 7,8 por cento do PIB registrada no primeiro trimestre de 1998, quando o país foi atingido pela crise financeira asiática. A queda atual reflete o impacto de uma profunda recessão global. Um levantamento da Reuters junto a 12 economistas havia previsto uma contração de 2,7 por cento no PIB sul-coreano para o período entre outubro e dezembro, comparado ao trimestre anterior.

Nenhum comentário: