Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 17 de julho de 2008

INFORMAÇÕES DAS PASTORAIS SOCIAIS

*************************************************************
AnotE - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ESPERANÇA
*************************************************************
Um serviço de comunicação das pastorais sociais, Comunidades
Eclesiais de Base (Ceb's) e organismos da Igreja Católica do
Ceará
*************************************************************

-------------------------------------------------------------
AGENDA
-------------------------------------------------------------

-> Plenária de Articulação para o 14º Grito dos(as) Excluídos(as) em Fortaleza (Dia 19 de JUL/2008)



Os/as articuladores/as do 14º Grito dos Excluídos e Excluídas de Fortaleza realizarão no próximo sábado, dia 19 de julho, às 8h30min, na Faculdade da Prainha, na Rua Tenente Benévolo, n.° 201, mais uma plenária em preparação ao evento em Fortaleza. O principal ponto de pauta é a escolha do local e da metodologia dos trabalhos para o dia 7 de setembro. O lema do Grito este ano será "Vida em primeiro lugar - Direito e participação popular".

CONTATO: Assis Memória 9944 3315 e Rejane Nascimento 8816 3867.
-------------------------------------------------------------

-> Tradições Afro-Descendentes se reúnem em festival (Dia 20 de JUL/2008)



Do dia 20 a 27 de julho, o Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Cecab) realizará o I Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afro-Descendentes. No dia 20 de julho, às 16h, haverá um cortejo de berimbau saindo do aterro na Praia de Iracema até a Praça Verde do Dragão do Mar. O encerramento será no dia 27, na Praia de Parajuru, município de Beberibe, distante a 120 km de Fortaleza. Seminários, oficinas, feira gastronômica e apresentações culturais reunirão estudiosos, pesquisadores, artistas e capoeiristas da América Latina e Europa. Durante os primeiros cinco dias do evento, oficinas de dança, percussão, capoeira e outras manifestações de arte e religiosidade acontecem pela manhã, tarde e noite. Os interessados nas oficinas podem inscrever-se até o dia 18, sexta-feira, na sede do Cecab, Avenida Pessoa Anta, 218, Centro. No dia 24, quinta-feira, realizar-se-á a festa de integração, que reúne experiências culturais de vários grupos. Os ingressos podem ser adquiridos no dia do evento, no mesmo local. Os shows culturais, que acontecem no Palco Quilombo e no Mercado dos Pinhões, assim como a feira gastronômica, serão abertos ao público. O objetivo dessa atividade é contribuir para o estudo aprofundado sobre a herança africana na América, através de conferências, espetáculos musicais, exposições, culinária e outras atividades. Para Robério Batista, Mestre Rato, membro da organização do evento, essa atividade marca um grande salto da capoeira no Brasil, reconhecida recentemente como patrimônio imaterial brasileiro.

CONTATO: Robério Batista - Mestre Ratto (85) 3254 7817 e (85) 8866 5835.
-------------------------------------------------------------

-> Pastoral do Povo da Rua realiza seminário. (Dia 22 de JUL/2008)



A Pastoral do Povo da Rua (PPR) e parceiros realizarão no dia 22 de julho, às 8h no Auditório do Centro de Referência do Professor, na Rua Conde d'Eu, 560, Centro, o Seminário "Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua". As temáticas abordadas serão: Habitação e Urbanismo; Assistência Social; Saúde; Educação, Arte e Cultura; Trabalho e Renda; Qualidade de Vida e Questão Ambiental; Violência Urbana. O objetivo é fortalecer a Política Nacional para população de rua e discutir eixos que possam nortear e contribuir para a construção de uma política de direitos efetivos para esse segmento. Em novembro de 2006 foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério das Cidades, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Especial de Direitos Humanos, além da sociedade civil organizada representada pela Pastoral Nacional do Povo da Rua e pelo Movimento Nacional da População de Rua. No seminário estarão presentes Jorge Luiz da Silva e Milena Medeiros, do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcelo Sabóia e Valéria Gonelli, do Ministério do Desenvolvimento Social.

CONTATO: Fernanda Gonçalves (85) 8872 6947.
-------------------------------------------------------------

-> " Criança não é de Rua" será tema de seminário (Dia 23 de JUL/2008)



No próximo dia 23 de julho, quarta-feira, das 8h às 12h30, no Conselho Regional de Contabilidade, Avenida da Universidade, n°. 3057, Benfica, acontecerá o Seminário "Criança não é de Rua" que faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento à situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes. Estarão presentes representantes do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGB) de Fortaleza, Bernd Rosemeyer Coordenador Geral da Campanha Nacional Criança não é de rua e candidatos a Prefeitura de Fortaleza que apresentarão suas propostas de como enfrentar a situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes. No final do evento será assinada uma carta compromisso com as crianças pelos prefeituráveis. Essa atividade está sendo promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento a Situação de Moradia nas ruas de Crianças e Adolescentes. Essa atividade é parte das comemorações dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha já foi lançada em 17 capitais brasileiras com o objetivo de promover um amplo diálogo entre sociedade civil e poder público para o enfrentamento da situação e que resultará na realização do Seminário Nacional que acontecerá em 2009.

CONTATO: Adriano Ribeiro - 3212 5727, 8829 1122.
-------------------------------------------------------------

-> "Juventude consciente é semente de transformação" será tema da 8ª Semana Cultural da Juventude na Barra do Ceará (Dia 21 de JUL/2008)



De 21 a 26 de julho, das 19h às 21h acontecerá na Escola Estado de Alagoas, Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Barra do Ceará, a 8ª edição da Semana Cultural da Juventude do bairro. O tema da atividade será "Juventude consciente é semente de transformação". Durante uma semana os jovens do bairro poderão participar de várias oficinas, como capoeira, teatro, música, fantoche, contação de histórias, cordel, pintura e de torneios esportivos, como vôlei e futebol. No dia 23, quarta-feira, haverá uma palestra sobre dependência química. O objetivo é promover uma maior integração e convivência com os jovens do bairro, conscientizando-os para a importância da cidadania e coletividade. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Área Pastoral, na Rua Larga, n°. 32, Barra do Ceará, ou pelo telefone (85) 3485 3607.

CONTATO: Hildebrando Maciel (85) 8630 0172 ou Elves Alan (85) 8885 3016.
-------------------------------------------------------------

-> Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Ceará abre inscrições para curso de radialistas comunitários (Dia 29 de JUL/2008)



Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Ceará (Abraço-Ce), realizará de 29 de julho a 02 de agosto, a o curso de capacitação de radialistas comunitários na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, n.° 1395, Luciano Cavalcante. Até o dia 21 de julho cada emissora poderá fazer a inscrição de, no máximo, dois participantes enviando a ficha em anexo, devidamente preenchida, para ismarcapistrano@yahoo.com.br ou para o fax (85) 3277 2972. Os participantes deverão trabalhar diretamente com rádio comunitária e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso terá 60 horas com certificado expedido pela referida Instituição. As temáticas do curso envolverão Introdução ao Rádio, Radiojornalismo e Comunicação Comunitária. O curso será ministrado por Sérgio Lira, radialista, formado pela Arcos-Cepoca; Elder Aguiar, bacharel em Direito pela Unifor; Marcelo Inácio, bacharel em Jornalismo pela UFC e pós-graduando em Teorias da Comunicação e Imagem, e Ismar Capistrano, bacharel em Jornalismo pela UFC e mestre em Comunicação pela UFPE. O curso é gratuito, mas a Abraço-CE não arcará com despesas de transporte, alimentação nem hospedagem e será restrito apenas a radialistas de emissoras comunitárias.

CONTATO: Ismar Capistrano Costa Filho, Coordenador de Formação (85) 9602 3946.
-------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------
MANCHETES
-------------------------------------------------------------

-> Piauí será sede do Seminário Latino-Americano de comunicação


Do dia 24 até o dia 26 de julho, Terezina - Piauí será sede do Seminário Latino-Americano de Comunicação. Compreendemos que para falar em desenvolvimento é necessário falar em uma comunicação capaz de gerar processo, identidade e que reflita com a comunidade seus problemas e busque soluções.

Estamos com o passar do tempo, descobrindo não só a importância estratégica da comunicação, como também que resulta dela um componente substancial de qualquer intervenção ou projeto de desenvolvimento: a capacidade de transformar o problema de poucos em problema de todos.

Por isso, é fundamental refletir sobre a proposta de desenvolvimento local e envolver a comunicação nessa reflexão. Ela pode ser utilizada como mediadora/veículo motivador da sociedade para que as pessoas participem ativamente do processo de desenvolvimento da sua região.

Envolver, informar, debater, inconformar... São papéis de uma comunicação cidadã que se propõe a promover o desenvolvimento local. E é com essa proposta que nasce o Seminário Latino-americano de Comunicação, cujo tema é Comunicação e Rádio para o Desenvolvimento Local, com o objetivo de tratar a comunicação, sobretudo o rádio, como ferramenta fundamental para a promoção do desenvolvimento.

A realização do Seminário marcará ainda o fechamento do projeto 'Comunicação e Rádio para o Desenvolvimento Local' que capacitou 500 comunicadores/as piauienses que trabalham no rádio com cursos de extensão universitária, atendendo aos 11 territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí. Os cursos foram ministrados no período de setembro de 2007 a junho de 2008 com carga horária de 30horas/aula.

O objetivo geral do Seminário é debater e aprofundar as temáticas relacionadas ao rádio e ao desenvolvimento local, estimulando a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania, bem como para a construção de políticas públicas.

Ponto de partida ::
A conclusão do projeto Comunicação para Desenvolvimento Local - cursos de extensão Universitária, chancelado pela Universidade Estadual do Piauí, que capacitou 550 comunicadores (as) populares.

A necessidade de aprofundar e discutir a temática comunicação e rádio para o desenvolvimento local com perspectivas de políticas públicas efetivas em comunicação, visando estimular a radiodifusão comunitária, como chave da educação para cidadania critica, bem como democratização da comunicação.

Ponto de chegada ::
O Seminário irá oferecer aos comunicadores populares, jornalistas, radialistas, professores, estudantes de comunicação social e gestores (as) públicos um documento capaz de orientar a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania e construção de políticas públicas adequadas que atendam as demandas.

As discussões realizadas no Seminário deverão promover uma reflexão consistente sobre o papel do rádio no desenvolvimento local e sugerir práticas que possam instigar e valorizar o encontro, construindo assim, propostas concretas de estimulo a radiodifusão comunitária, numa perspectiva de democratização da comunicação que resulte na melhoria da educação e da cidadania. O prazo para envio das inscrições será até o dia 21 de julho, e podem ser feitas pelo site http://www.seminariodecomunicacao.com.br/br/br.html

CONTATO: Rosa Rocha, Jornalista/ Assessora de Comunicação, Ícone Comunicação, Setre - Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, DRT - 1.387 / MT - PI
-------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------
DESTAQUES
-------------------------------------------------------------

-> Que futuro nos espera?
por Leonardo Boff*


Muitos analistas fazem prognósticos sombrios sobre o futuro que nos espera como James Lovelock, Martin Rees, Samuel P. Huntington, Jacque Attali e outros. É certo que a história não tem leis, pois ela se move no reino das liberdades que estão submetidas ao princípio de indeterminação de Bohr/Heisenberg e das surpreendentes emergências, próprias do processo evolucionário. No entanto, um olhar de longo prazo, nos permite constatar constantes que podem nos ajudar a entender, por exemplo, o surgimento, a floração e a queda dos impérios e de inteiras civilizações. Quem se deteve mais acuradamente sobre esta questão foi o historiador inglês Arnold Toynbee (+1976), o último a escrever dez tomos sobre as civilizações historicamente conhecidas: A Study of History. Ai ele maneja uma categoria-chave, verdadeira constante sócio-histórica, que traz alguma luz ao tema em tela. Trata-se da correlação desafio-resposta (challenge-response). Assinala ele que uma civilização se mantém e se renova na media em que consegue equilibrar o potencial de desafios com o potencial de respostas que ela lhes pode dar. Quando os desafios são de tal monta que ultrapassam a capacidade de resposta, a civilização começa seu ocaso, entra em crise e desaparece.

Estimo que nos confrontamos atualmente com semelhante fenômeno. Nosso paradigma civilizacional elaborado no Ocidente e difundido por todo o globo, está dando água por todos os lados. Os desafios (challanges) globais são de tal gravidade, especialmente os de natureza ecológica, energética, alimentar e populacional que perdemos a capacidade de lhe dar uma resposta (response) coletiva e includente. Este tipo de civilização vai se dissolver.

O que vem depois? Há só conjeturas. O conhecido historiador Eric Hobsbawn vaticina: ou ingressamos num outro paradigma ou vamos ao encontro da escuridão.

Quero me deter nos prognósticos de Jacques Attali, economista, ex-assessor de F. Mitterand e pensador francês em seu livro Une brève histoire de l'avenir (2006), pois me parecem verossímeis, embora dramáticos. Ele pinta três cenários prováveis que resumirei brevemente.

O primeiro e do superimpério. Trata-se dos EUA e de seus aliados. Eles conferem um rosto ocidental à globalização e lhe imprimem direção que atende seus interesses. Sua força é de toda ordem, mas principalmente militar: pode exterminar toda a espécie humana. Mas está decadente, com muitas de contradições internas que se mostram na inexorável desvalorização do dólar.

O segundo é o superconflito. É o que segue à quebra da ordem imperial. Entra-se num processo coletivo de caos (não necessariamente generativo). A globalização continua mas predomina a balcanização com domínios regionais que podem gerar conflitos de grande devastação. A anomia internacional abre espaço para que surjam grupos de piratas e corsários que cruzarão os ares e os oceanos, saqueando grandes empresas e gestando um clima de insegurança global. Estas forças podem ter acesso a armas de destruição em massa e, no limite, ameaçar a espécie humana. Esta situação extrema clama por uma solução também extrema.

É o terceiro cenário, da superdemocracia. A humanidade, se não quiser se auto-destruir, deverá elaborar um contrato social mundial com a criação de instancias de governabilidade global com a gestão coletiva e eqüitativa dos escassos recursos da natureza. Se ela triunfar, inaugurar-se-á uma etapa nova da civilização humana, possivelmente com menor conflitividade e mais cooperação.

Só nos resta rezar para que este último cenário aconteça.

* Leonardo Boff é teólogo, escritor, professor emérito de ética da UERJ e membro da Comissão da Carta da Terra.

Nenhum comentário: