Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Geoparks - Ceará quer sediar conferência (matéria publicada no "Diário do Nordeste" - 25-04-2008)


Ser sede da 4ª Conferência Internacional de Geoparks, em 2010, é um dos objetivos do governo do Estado



Fortaleza. O governo do Estado do Ceará está apresentando à Unesco sua candidatura para sediar a 4ª Conferência Internacional de Geoparks, a ser realizada em 2010. A Conferência Internacional de Geoparks é um importante evento científico organizado de dois em dois anos pela Rede Global de Geoparks.No Ceará está situado o Geopark Araripe, que é o único geopark reconhecido pela Unesco nas Américas e também no Hemisfério Sul.

A propositura a ser apresentada a Unesco está sendo elaborada por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria das Cidades, que também conta com representantes das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Turismo (Setur), da Universidade Regional do Cariri (Urca), do Geopark Araripe e da consultora do Banco Mundial, Mônica Amorim.

A escolha da sede da 4ª Conferência será realizada durante a 3ª Conferência Internacional de Geoparks, que será em junho deste ano em Osnabruck, na Alemanha. Na oportunidade, o Estado também estará participando da 1ª Feira Mundial de Geoparks, com um stand do Geopark Araripe.

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a realização da Conferência Internacional de Geopark garantiria ao Estado um reconhecimento internacional das ações relacionadas à preservação patrimonial, educação científica, meio-ambiente, e desenvolvimento/turismo sustentável. Além disso, segundo ele, a realização do evento está em sintonia com a estratégia de desenvolvimento regional do Governo do Estado. “A Secretaria das Cidades está à frente de um projeto de desenvolvimento regional para o Cariri chamado Cidades do Ceará I, no qual será fortalecido o segmento do turismo como uma atividade essencial para o dinamismo da economia local. E o Geopark Araripe é um destes importantes espaços geradores de turismo para o Cariri”.
De acordo com Joaquim Cartaxo, serão investidos no projeto Cidades do Ceará, mais de US$ 60 milhões, dos quais 70% serão financiados junto ao Banco Mundial.

Um comentário:

Océlio Teixeira de Souza disse...

Amigo Armando,
vale salientar que o Geopark Araripe foi pensado e implantado durante a gestão dos Professores André Herzog e José Nilton, que estiveram à frente da URCA no período de julho/03 a junho/07. O Geopark Araripe, como tem frisado alguns secretários de estado e políticos, é um equipamento de grande valia para alavancar o desenvolvimento da região sobretudo no que diz respeito ao turismo. Oxalá que o Governador Cid consiga trazer para o Ceará este evento.