Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 4 de julho de 2008

AS NOTÍCIAS DA SEMANA



CRATO NOS ANOS 30
A foto acima mostra o prédio do Colégio Santa Teresa de Jesus de Crato na década 30 do século passado. No fim do edifício existia um pequeno oratório, no qual as freiras faziam suas orações. Àquela época a capela de Santa Teresa (localizada vizinha ao colégio) ainda não era administrada pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, como acontece hoje. Vê-se ainda: um burro conduzindo duas âncoras e uma lata de flandre utilizadas no transporte de água de beber para abastecimento da população de Crato.


PEDIGREE
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteve em Crato na última segunda-feira, 30 de junho. Veio participar dos funerais de sua tia-avó Alda Arraes de Alencar. Eduardo Campos também tem origens no Cariri, porquanto é neto do ex-governador Miguel Arraes. A família Arraes de Alencar é uma referência entre os clãs cearenses. Seus membros, por tradição, são pessoas íntegras, empreendedoras, bons católicos e sabem suportar os revezes da vida com uma dignidade exemplar. Além de Alexandre Arraes, Miguel, Violeta e dona Benigna – para citar apenas esses – a nova geração dos Arraes possui entre seus membros pessoas que se enquadram no perfil acima mencionado.

COLHER DE CHÁ
A Unesco escolheu a Malásia para sediar a 4ª Conferência Internacional de Geoparks, a ser realizada em 2010. Entretanto, o Brasil vai ser a sede da 1ª Conferencia dos Geoparks das Américas, também em 2010, que será promovida sob o patrocínio do Governo do Ceará/ Geopark Araripe.

CARIRI E TIMOR LESTE
Esta Huberto Cabral precisa anotar nos seus alfarrábios sobre o relacionamento de Crato com outros países. O Governo do Brasil vai enviar cinco professores do Colégio Agrícola de Crato para Timor Leste. Eles embarcam no próximo dia 13 e vão desenvolver um projeto para implantação de uma escola de ensino agrícola naquele país. Outras instituições brasileiras vêm dando ajuda ao Timor Leste em várias áreas, ajudando a implantação da máquina administrativa, elaborando projetos de saúde, educação e segurança pública naquela jovem nação. Até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB vem enviando padres e freiras para assistência aos católicos de lá.

SAIBA MAIS SOBRE TIMOR LESTE
Situado na parte oriental da ilha do Timor, no Sudeste Asiático e independente desde 2002, o Timor Leste é um país em construção. Era colônia portuguesa, mas em 1975 foi anexado à Indonésia pela força. A ditadura de Suharto assassinou cerca de 200 mil timorenses e tentou apagar todos os vestígios da antiga cultura portuguesa. Hoje o Timor Leste renasce das cinzas. E o Brasil vem colaborando muitíssimo para esse renascimento!

SAINDO DO PAPEL
Nos dias de hoje a água potável é um bem escasso. O grupo de trabalho – formado por representantes da Área de Proteção Ambiental do Araripe, Prefeitura Municipal de Crato, Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Salgado e Superintendência Estadual do Meio Ambiente – selecionou as 79 fontes, no município de Crato, que deverão ser desapropriadas com o objetivo de facilitar a distribuição das águas para as comunidades do sopé da Chapada do Araripe. Essas fontes até agora eram exploradas como um bem particular pelos proprietários da terra onde estão situadas.

TRISTE
A nota abaixo foi postada – nos blogs da região do Cariri – pelo médico Valdetário Brito, membro do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores–PT de Crato:

“Ainda consternados com o precoce falecimento do PT do Crato, nos dirigimos aos filiados, ex-filiados, militantes, simpatizantes e ao povo em geral para informá-los que a missa de sétimo dia que seria realizada em sufrágio da alma do referido partido, que (como o próprio nome lembra) partiu deste para um mundo melhor: sem mentirosos, sem traidores, sem incompetentes, sem “correntes” e sem “amarras” (...) Assim, pedimos às almas caridosas que nesta próxima quinta-feira, 03.07.2008, façam suas orações, cultos e rituais em lembrança deste jovem que muito simbolizava para a nossa comunidade e acabou sendo covardemente ferido, vindo a óbito após um período de insuportável martírio”.

Deu no que deu....
FRASE DA SEMANA
"A Alma não segredo que o comportamento não revele" (Lao-Tsé)

Um comentário:

Armando Rafael disse...

OBS -
O texto correto na FRASE DA SEMANA é o abaixo:

"A Alma não tem segredo que o comportamento não revele" (Lao-Tsé)