Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Notícias da URCA


RELEASE - DIA 08-01-10

Lançamento do XII Encontro Estadual de História do Ceará acontece hoje, na URCA

Será lançado hoje, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, o XII Encontro Estadual de História do Ceará, que acontece de 21 a 25 de junho deste ano, em Crato. O lançamento acontece pela manhã, às 9 horas, e na noite desta sexta-feira, às 19 horas. Na oportunidade também será lançado o site da ANPUH-CE e o primeiro número da EMBORNAL (revista eletrônica da ANPUH-CE ). Também acontecerá a chamada de artigos para o segundo número. O evento contará com a presença dos professores Altemar da Costa Muniz e Reinaldo Forte Carvalho, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Professores de História – ANPUH/Ceará, além dos corpos docente e discente do Curso de História da URCA.

O encontro estadual contará com a abertura no auditório da Educadora, com conferência marcada para as 19h30 do dia 21 de junho, com o professor Durval Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tratará da profissionalização na ótica da ANPUH. Durante o dia será feito o credenciamento dos participantes. A noite de abertura também constará de apresentação cultural.

Mesas redondas com debates sobre museus, arquivos, pesquisas, ensino regional e produção do material didático, publicação no Ceará e arqueologia regional estarão sendo enfocados, além da realização de visitas programadas aos museus da região. Professores de diversas universidades e representantes de instituições estarão participando dos debates e realizando palestras e conferências. Durante o evento, que vai até o dia 25 de junho, também serão realizados mini-cursos com temáticas variadas. Também acontece neste dia, das 16h30 às 18 horas, a Assembléia da ANPUH-CE, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte e, em seguida, a Conferência de encerramento, com temática sobre Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história.

Reunião para alunos de cursos da Plataforma Freire

O Pró-Reitor Adjunto de Ensino e Graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA), George Pimentel, comunica aos alunos do Curso de Pedagogia da Plataforma Paulo Freire, que será realizada reunião em Nova Olinda, na Escola Padre Luiz Figueiredo, no dia 15/01/2010, às 18 horas. E para os alunos do Curso de Filosofia, no Crato, a reunião de abertura será hoje, dia 08, às 19 horas, no Salão da Pedagogia, no Campus do Pimenta/URCA.

I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense começa dia 27

Com o tema ‘Sociedade, Natureza e as relações de produção no Campo’, será realizado de 27 a 30 de janeiro de 2010, o I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA, que desde 2001 reflete sobre o espaço agrário, com enfoque nos debates sobre território Espaço e movimentos sociais e as diversas temáticas referentes à questão agrária. O GEA é composto por pesquisadores e discentes do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCAP) e desenvolve desde sua criação atividades de leituras sistematizadas, pesquisas e atividades de extensão. O grupo tem como linhas de pesquisa, sociedade, ensino, gênero e reforma agrária. O encontro visa promover um espaço de debates e reflexões sobre: A questão Agrária, resistência e exploração; Relações Campo-Cidade; Educação do Campo; teorias e métodos da Geografia Agrária; Cultura, Gênero; sexualidade e Impactos Ambientais no Campo.


Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 08 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário: