Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Sindicato dos Bancários do Ceará homenageia mulheres e entrega Comenda Bárbara de Alencar


O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE) realizou uma grande festa em comemoração ao centenário da instituição do Dia Internacional da Mulher e aos 250 anos do nascimento da heroína Bárbara Pereira de Alencar, para qual criou a Comenda Bárbara de Alencar visando agraciar mulheres com relevante contribuição ao sindicalismo e à sociedade cearense.

A festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato, aconteceu no último dia 5 de março, e reuniu bancárias e familiares, bem como convidados especiais, ocasião em que se prestou homenagem a três mulheres - Sônia Olimpio, da ONG Moradia e Cidadania e funcionária da Caixa; Jânia Oliveira Viana, ex-funcionária do BNB e Maria Layze Lima de Menezes, funcionária do ex-BEC e diretora da Cabec com a Comenda Bárbara de Alencar, que será outorgada todos os anos pelo Sindicato por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Na abertura da festa houve apresentação da performance da atriz cratense Salete Libório, sobre Bárbara de Alencar.

A Comenda
Bárbara de Alencar viveu a maior parte de sua vida na cidade do Crato (CE), participou da revolução republicana no Nordeste chegando a ser presa e torturada. Foi, sem dúvida, o maior símbolo da mulher cratense. Guerreira, idealista, líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara de Alencar terminou sendo presa em nome dos seus ideais libertários.
Fonte: Seeb CE, através do Blog dos Bancários
Imagem de Dona Bárbara capturada do Blog Cirandeira

Nenhum comentário: