Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Algemaram a República

Os nossos fotógrafos cratenses sabem bem disso. Uma foto pode valer mais do que muitos parágrafos. A foto da reunião do Presidente Lula com o Presidente do Supremo, o Ministro da Defesa e o Ministro da Justiça diz da pior natureza do espírito republicano. Neste dia o cidadão tem a sensação de que estas pessoas do mais alto relevo da vida política nacional estão completamente despreparadas para o enorme patrimônio de um país continental e com 200 milhões de habitantes.

A primeira impropriedade é a presença do Ministro da Defesa. Se você estranhou esta impropriedade, agora reflita. No centro de uma crise entre dois poderes, os representantes máximos deveriam ser fotografados os dois juntos. O que o ministro Jobim estaria fazendo naquela reunião? Reforçando a idéia que não existem os poderes da república? Que estaria ali por uma mera questão de ter sido, no passado presidente do Supremo, mas hoje é nomeado pelo presidente da república?

A segunda é ter se incluído na foto o ministro da Justiça, pois ficou marcado que ele é insuficiente para uma reunião com jurisconsultos, assim o presidente teria o sábio ministro Jobim. O mais humilhante para os poderes da república é que neste dia se tratava de uma questão específica de um banqueiro sendo acusado pela polícia e a justiça federal. Não se tratava de uma questão republicana, de um fator coletivo de toda sociedade.

A terceira impropriedade é política. O presidente Lula foi pego numa arapuca. A mídia tinha avisado, desde o princípio, que Daniel Dantas tinha relações no palácio e que o caso incomodaria a presidência e a casa civil. No mesmo dia, mesmo que na reunião não se tenha declarado nada, a matéria da imprensa colou na foto o afastamento do delegado Protógenes das investigações contra o banqueiro.

Conclusão da foto: caiu a república e implantou-se a monarquia. O ministro do Supremo Federal, Gilmar Mendes, com o riso escancarado enquadrando os poderes da república.

Conseqüência 1: o PT e o governo do Presidente Lula saem do episódio com mais problemas do que os partidos que realmente forjaram o banqueiro Daniel Dantas.

Conseqüência 2: o respeito à justiça fica maculado, pois justiça que existe para rico e o castigo para o pobre é o caminho para revolta, rebeldia ou revolução. Ainda hoje, 16 de julho, é impossível deixar de se olhar para o livre e solto banqueiro e preso e bem preso punguista que tentou roubar na beira mar em Fortaleza o cordão de ouro do Ministro Mendes.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Atentem para esta frase escrita pelo nosso amigo José do Vale no seu artigo:
“(...) a reunião do Presidente Lula com o Presidente do Supremo, o Ministro da Defesa e o Ministro da Justiça diz da pior natureza do espírito republicano”

Ora meu caro José do Vale esta história de “espírito republicano” nunca existiu no Brasil. Onde está a independência dos Poderes da República? Outro dia, em discurso inflamado ao povo nordestino, o nosso Presidente falou pelos cotovelos, como sempre faz. Referindo-se ao Presidente do Supremo Tribunal Federal Eleitoral, que havia feito comentários sábios de advertências sobre as atitudes eleitoreiras do Lula, nosso presidente disse que seria melhor se cada poder não se intrometesse nas coisas do outro e que ele (o Presidente do Supremo Tribunal Federal Eleitoral) deveria se candidatar e virar político, para poder falar . Lula não gosta de ser contrariado...

Que bom que o nosso Presidente entendesse que democracia permite opiniões contrárias. Que ele não se intrometesse também tanto no poder legislativo que só faz apreciar as medidas provisórias do Executivo, editadas as enxurradas.
Aliás, por questão de justiça, devemos admitir que isso não é feito só pelo atual presidente. A coisa vem de longe...

Qualquer brasileiro que não seja um fanático republicano sabe que o golpe militar que instaurou a República a 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, não foi um ato dos mais brilhantes da nossa História. Foi, na verdade, um golpe mal organizado que teve tudo para dar errado, inclusive falta de apoio do povo que assistiu bestializado aos acontecimentos, sem entender o que se passava, segundo o testemunho isento de um republicano da época e ministro do governo provisório, Aristides Lobo.
Deu no que deu... É por isso – e por outras – que, para o povão ( antigamente chamavam “povinho” lembra-se?), República no Brasil é sinônimo de coisa desorganizada. Basta lembrar as famosas “repúblicas dos estudantes”. Tudo que é bom e que se destaca ficou no imaginário popular como sendo dos “tempos da Monarquia”. Temos o Rei Pelé, o Rei Roberto Carlos, a Rainha dos Baixinhos, o Rei do Baião. Lembra-se do Restaurante do Alfredo, o “Rei da Peixada”?. Nas escolas fazem concursos para escolher a “Princesa do Colégio”. No comércio: “O Rei dos Enfeites”, “O Rei da Feijoada”, o “Império das tintas” e por aí vai...
Aqui no Crato temos a Rádio Princesa, o Colégio Pequeno Príncipe... E em Fortaleza, a Rua Marechal Deodoro só é conhecida pelo povão como “Rua da Cachorra Magra”...Nunca vi coisa boa ser comparada com “O Presidente”...

Daí porque, no Brasil, “espírito republicano” é "neologismo" do atual governo do PT...

PS - Os golpistas de 15 de novembro de 1889 fizeram do novo regime republicano brasileiro uma cópia servil do modelo norte-americano. A diferença entre a república nos EUA e a república no Brasil é que nos EUA, existe uma coisa chamada “espírito republicano”, ou seja, para o “bem público”. Lá os líderes políticos podem divergir em número, gênero e grau, mas se o projeto for de interesse dos EUA eles apoiam o Presidente. O espírito público está em primeiro lugar. Um caso clássico foi a votação da guerra do Iraque quando a esmagadora maioria de democratas e republicanos apoiou a solicitação de George W.Bush.
Quando o Brasil chegará a esse estágio????