Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Giro pelo Brasil

Lista de mortos confirma superlotação

Manaus. A lista oficial de mortos divulgada ontem pelo IML (Instituto Médico Legal) do Amazonas revelou que o avião Bandeirante que caiu no Rio Manacapuru (AM) matando 24 pessoas estava mesmo superlotado. Havia quatro passageiros além do permitido. Isso porque, dos 28 passageiros, só três eram crianças de colo. A aeronave tinha capacidade para 19 pessoas sentadas.

Das sete crianças vítimas da tragédia, duas tinham dois anos e uma sete meses. As outras tinham de quatro a nove anos e não podiam estar no colo. Um menino de nove anos também sobreviveu ao acidente. Yan da Costa Liberal estava no colo do irmão, Erick Evangelista da Costa Liberal, 23, também sobrevivente. Os dois estavam sentados em uma poltrona na traseira do avião.

Em entrevista a um jornal local, Erick disse que estava com o irmão no colo porque a aeronave estava superlotada. ‘‘Todas as crianças estavam no colo’’, afirmou o passageiro.

O avião da empresa Manaus Aerotáxi partiu de Coari por volta das 12h de sábado para um trajeto de uma hora até Manaus. Na metade do percurso, enfrentando turbulências e mau tempo, o piloto tentou pousar em Manacapuru. Os irmãos e Ana Lúcia Reis Lauria, 43, conseguiram sobreviver porque a passageira Brenda Moraes, 21, conseguiu abrir a porta de emergência.

Ela disse não ter estranhado o fato de uma criança de nove anos viajar sobre o colo de um adulto. ‘‘Para mim estava em um vôo lotado normal’’, disse. Ana Lauria disse que só entrou na aeronave fretada porque três assentos estavam vazios. As passagens dela, de Brenda Moraes e da secretária municipal de Saúde, Joelma Gomes de Aguiar, 34, que morreu no acidente, foram compradas pela Prefeitura de Coari, da qual é prestadora de serviços.

A empresa Manaus Aerotáxi, responsável pelo avião, descartou a superlotação. O avião foi fretado pelo empresário Omar Melo Filho na agência L Tur, de Coari. O diretor de operações da empresa, o piloto Fernando Luiz Galvão Bezerra, disse que crianças de colo não afetam o peso do avião. ‘‘Acredito que teve algo além do problema no motor. O mau tempo, por exemplo’’, disse. Bezerra afirmou que o vôo era fretado e não houve venda de bilhetes.

Velório

O município de Coari parou ontem para acompanhar o velório e o enterro de 22 das 24 vítimas do acidente. A Polícia Militar estima que, desde o fim da tarde de domingo, quando os corpos chegaram ao aeroporto do município, cerca de 40 mil pessoas se dirigiram aos dois ginásios onde ocorreram os velórios. O município tem, segundo o IBGE, 65.222 habitantes.

A Prefeitura de Coari decretou luto oficial de três dias. Ontem foi decretado também feriado. Somente familiares e amigos próximos, identificados com uma faixa de luto na camiseta, podiam entrar no cemitério. A Polícia teve de isolar uma área perto do local.

Todo o efetivo da PM em Coari (20 homens) foi deslocado para o velório. No ginásio, 21 corpos foram velados. A Prefeitura dividiu o local em núcleos familiares, onde amigos e curiosos tiveram acesso aos caixões por meio de corredores improvisados. A fila de pessoas, segundo a PM, chegou a 6 Km . No mesmo ginásio foi montado um ambulatório com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que faziam plantão no local.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: