Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2009



Desenvolvimento
Enviada PEC da Região Metropolitana do Cariri
Ação visa a descentralizar recursos do Estado e diminuir as desigualdades entre a Capital e o Interior. Governo também ampliará a Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Pindoretama e Cascavel
Bruno Sampaio
da Redação
O Palácio Iracema enviou ontem à Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propondo a criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). Segundo o líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), a RMC será composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito e Caririaçu.
Além da nova região metropolitana, o Governo ampliará a Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Pindoretama e Cascavel. A criação da RMC possibilitará um processo de reorganização e atuação em conjunto das cidades participantes em prol do desenvolvimento local.
Além da nova Região Metropolitana, será criado também o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri, composto por vários secretários do Estado e os prefeitos do municípios.
Também está previsto um fundo de desenvolvimento e integração da região, que será composto por recursos do Estado e dos municípios. Segundo Martins, a PEC representa o reconhecimento do desenvolvimento econômico, social e político do Cariri.
“Essa região tem uma economia forte e desenvolvida. Atividades como o turismo religioso e o setor de calçados mostram a força da economia local”, diz o petista. O líder destaca projetos do Governo, na área de infraestrutura no Cariri, com a construção do Hospital Regional de Juazeiro, a Ceasa de Barbalha, o Centro de Convenções do Crato, a ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes e a rodovia Padre Cícero.
“O Governo quer promover a integração regional sustentável e o crescimento econômico”, afirma Nelson. “O Governo participação direta nesse processo até que os municípios possam ter uma autonomia maior”, completa.
Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande e desenvolvido centro populacional, formado por uma (ou mais) grande cidade central e cidades adjacentes. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas em uma grande área urbanizada (conurbação), a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si ou sejam intercaladas com áreas rurais.
(Jornal "O Povo" 30 de maio de 2009)

Nenhum comentário: