Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 1 de março de 2009

Centenário de Patativa do Assaré




A partir de hoje, na cidade de Assaré, será cumprida a programação de comemoração do centenário de nascimento do poeta Patativa. Na próxima 5ª feira, dia 5, haverá a entrega da casa de taipa do poeta – localizada na Serra de Santana – recuperada pelo Governo do Estado/Prefeitura de Assaré. No decorrer da programação haverá shows com Fagner, Dominguinhos e Waldonis. A obra ciclópica de Patativa do Assaré será reconhecida pelo Ministério da Cultura como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Poucas vezes escrevi sobre Patativa, mas sempre admirei seu trabalho. Levado pelo meu amigo Jackson Bantim, fui algumas vezes na casa de Patativa, no centro de Assaré. A simplicidade dele, sua forma de viver, suas paixões, amizades, família, seus versos que falam do sofrimento e da vida do homem do campo, nordestino, sofrido, com vontade de viver e superar dificuldades, tudo isso, não poderia passar despercebido.

É claro que tem gente, até político e artista, que já tirou uma lasquinha de Patativa, ou seja, se aproveita da imagem deste grande poeta, mas, independente disso, Patativa é um símbolo por seus versos, que deixam uma marca clara na cultura não apenas regional, mas nacional.

Nenhum comentário: