Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vereadores querem mais proximidade com a sociedade




Os presidentes das câmaras municipais do Cariri estiveram reunidos na última sexta-feira, 6, com o objetivo de discutir a integração entre os trabalhos dos legislativos, a formação da Escola de Cidadania, e a apresentação de instituições que realizarão projetos em parceria com os legislativos municipais.

O encontro teve a articulação do professor e municipalista Marcos Eliano, e contou com a presença de representantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC) e Associação dos Prefeitos e Municípios do Cariri (Asp Cariri).

O professor Marcos Eliano apresentou o projeto Escola de Cidadania, e a necessidade de interação entre os legislativos municipais. “Temos que avançar no papel do vereador, não como aquele político que tem que ficar fazendo pequenos favores, mas no político que elabora leis e projetos para beneficiar a sociedade”, avaliou. A Escola de Cidadania será inovadora, e pretende aproximar os vereadores da sociedade. “Na escola serão debatidos temas, a juventude participará, e as pessoas estarão mais perto dos vereadores e do próprio poder legislativo”, informou Marcos Eliano.

Falando em nome do vereador Deusinho Filho, presidente da UVC, Zé de Amélia Júnior, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, destacou a importância do encontro. “Acho que esse encontro marca o início de um novo legislativo, uma nova visão das câmaras municipais, e acredito muito nos projetos que estão sendo discutidos, como a Escola de Cidadania”, afirmou, lembrando que a escola é um projeto antigo que o legislativo de Juazeiro vinha debatendo e será implementado ainda este ano.

O presidente da Câmara de Caririaçu, Rosivam Leite (PSB), defendeu que os vereadores devem trocar mais informações, e assim trabalhar melhor pela população. Ele defendeu um intercâmbio permanente e troca de experiências para avançar na formatação de leis e projetos do legislativo.

Para o professor Eliano, os tempos mudaram. Os vereadores mudaram seu papel, o próprio eleitor está mais exigente. O intercâmbio entre os legislativos é uma das metas da UVC, lembrou Zé de Amélia. Para ele, a União dos Vereadores tem tido um papel importante na unidade dos vereadores cearenses e na busca pela qualificação dos membros dos legislativos.

Mesmo com a importância do debate muitos faltaram. Marcaram presença representantes dos legislativos de Juazeiro, Barbalha, Várzea Alegre, Caririaçu, Antonina do Norte, Barro e Jati.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: