Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Coluna Cariri – Jornal O Povo


Tarso Araújo

CRESCIMENTO VERTIGINOSO
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, encerrou 2009 com aumento de 45% na demanda de passageiros em relação a 2008. Foram 247.696 embarques e desembarques. Com esse resultado, o aeroporto da Região Metropolitana do Cariri se consolida como um dos que registra maior crescimento na rede Infraero. O aeroporto também obteve incremento no número de pousos e decolagens: 5.339 em 2009 contra 4.517 em 2008. Entre os 50 maiores aeroportos brasileiros, o crescimento do aeroporto de Juazeiro do Norte em 2009 só foi suplantado pelo de Campinas (SP) e o Navegantes de Itajaí (SC). O terminal aéreo de Juazeiro do Norte ultrapassou o Aeroporto Internacional de Boa Vista, capital do estado de Roraima.

AQUÉM DAS NECESSIDADES
Segundo o superintendente da Infraero, Roberto Germano de Souza Araújo, um dos motivos apontados pela administração do Aeroporto Orlando Bezerra para o crescimento do movimento é o turismo religioso. ``A cada ano, as romarias atraem mais e mais devotos. Além disso, Juazeiro do Norte está inserida numa região industrial e possui várias universidades``, Ainda de acordo com o superintendente, a administração do aeroporto tem acompanhado o crescimento da região para atender à demanda local. Menos, menos. Atualmente, o aeroporto juazeirense vira um caos na hora do embarque/desembarque dos passageiros.

ANDAR COM FÉ
Disparadamente, Juazeiro do Norte foi a cidade brasileira onde as relíquias de Dom Bosco receberam maior número de visitas. A Terra do Padre Cícero (além dos 245 mil habitantes residentes na cidade) registrava & no dia da chegada das relíquias & com uma população visitante de cerca de 200 mil romeiros que vieram para a Romaria das Candeias. A previsão dos padres salesianos é que a devoção a São João Bosco agora vai se espalhar pelas cidades do interior nordestino, onde residem os habitantes da nação romeira.

HAJA PÉ-DE-JOÁ
Durante a Romaria das Candeias foi iniciada a distribuição de mudas da árvore Juazeiro ((Ziziphus joazeiro), também conhecido com pé-de-joá, escolhida como símbolo do Centenário de Juazeiro do Norte. Cerca de três mil romeiros receberam as primeiras mudas. Trata-se de iniciativa da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte que prevê a distribuição de um milhão dessas mudas para lembrar o Padre Cícero e permitir que o sertão nordestino ganhe um milhão de novas árvores...

CURTAS
> A Congregação dos Camilianos, administradora do Hospital São Francisco, conseguiu um tento: reconstruiu a Maternidade de Crato dotando-a de modernos equipamentos.

> Na última sexta-feira, o governador Cid Gomes apresentou, no Memorial Padre Cícero, projeto do Banco Mundial e Estado para investimentos nos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri. Tudo orçado em R$ 132 milhões.

> A Escola de Artes Violeta Arraes permanecerá em Barbalha. O município avançou nas negociações junto ao Governo no sentido de que seja construído um prédio para abrigar a Escola de Artes, a qual, provisoriamente, poderá usar as instalações da Escola Senador Martiniano de Alencar.

> Nada como o tempo. O jovem empresário cratense tem uma postura diferente do antigo. Por exemplo: reconhecem a importância da Igreja Católica no desenvolvimento do Cariri e consideram a diocese de Crato como parceira no crescimento da conurbação Crajubar.

> O Cariri vai ganhar nova rodovia. Trata-se da estrada que irá interligar o município de Caririaçu à BR-230, próximo a Lavras da Mangabeira, dentro da futura Estrada Padre Cícero.


Fonte: site do jornal O Povo

Nenhum comentário: