Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ceará quer criar mais seis Territórios Rurais

Amanhã(04), o secretário do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Humberto Oliveira, estará em Fortaleza, onde participa do Seminário pela Territorialização do Estado do Ceará. O evento, que também contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, objetiva lançar a proposta de criação de mais seis territórios rurais de identidade no Ceará. O encontro terá início às 16h30, no auditório do Condomínio Espiritual do Uirapuru(CEU), na Avenida Alberto Craveiro,222.

Atualmente, o Ceará já possui sete territórios rurais, que são espaços físicos geograficamente definidos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social e cultural. Cada território é gerido por um colegiado, que é formado por representantes do poder público(municipal, estadual e federal) e da sociedade civil, como movimentos sociais e organizações não governamentais(ONGs).

Com o intuito de promover o desenvolvimento rural sustentável do Ceará, o Governo do Estado quer criar mais territórios em parceria com o MDA. O seminário visa mobilizar, sobretudo as prefeituras municipais, para que sejam pensadas as estratégias de territorialização. Durante o evento, os secretários Humberto Oliveira e Camilo Santana assinam o Pacto pelas Instituições, que visa dar início ao processo de construção dos seis territórios.

Nenhum comentário: