Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 29 de junho de 2008

O NOTICIÁRIO POLÍTICO QUE NÃO FALA DE POLÍTICA

Os nossos jornalistas que pautam a política do Cariri são competentes e buscam a notícia onde ela se encontra. Quando lemos o que resulta de suas lidas diárias e ficamos decepcionados com o conteúdo de seu trabalho nada tem a com suas competências. Tem muito do baixo nível da notícia em si. O pequeno conteúdo da realidade política regional.

Nenhuma notícia sobre a realidade do Cariri. Suas necessidades, as políticas públicas relevantes, a avaliação do que atualmente ocorre, a revisão necessária, enfim o otimismo com o dia de amanhã. O que lemos é sobre arranjos, e arranjos que têm muito peso na região, mas não são do interesse desta propriamente dito. Tudo é uma subordinação desta linda região não a programas partidários, mas às carreiras dos grandes líderes.

De um modo geral a disputa não se encontra aqui a não ser quando se personaliza. É fulano contra beltrano. Fora desta banalização medíocre, a política ocorre fora, no litoral, na capital. Então o Cariri todo passa a ser uma mera estratégia para os projetos políticos de Tasso, Eunício, Ciro, Cid em 2010 etc.

Por isso os grandes partidos PSDB, PMDB e PT (mais aqueles que este) são a máquina mais sólida que costura fulano contra beltrano no interesse de líderes que não mais lideram projetos de sociedade, apenas carreiras políticas. Os partidos menores, inclusive, DEM, PSB, PDT, PV e PC do B e mais outros, se resumem a acrescentar minutos para as coligações e a lastrear a vereança de alguns nomes.

Duas conclusões se extrai neste noticiário: a) o Ceará perdeu o norte de sua sociedade e b) o Cariri é o pano de fundo da política cearense.

Nenhum comentário: