Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 1 de julho de 2008

Expocrato: Organizadores de feira querem aumentar negócios em 30%

(Fonte: jornal O POVO 1º de julho de 2008)

Expocrato
Organizadores de feira querem aumentar negócios em 30%

Expocrato 2008 começa no próximo dia 13 e traz novidades como o leilão de raças nacionais e uma exposição de cães. A expectativa é um volume de negócios 30% maior do que do ano passado.

Rita Célia Faheina, da Redação
Julho 01h15min 2008

Maior espaço para a exposição dos animais, leilões de raças nacionais, movimentação bem superior ao do ano passado com relação ao volume de negócios e ao público esperado. Os organizadores da 57ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato-2008) querem superar em 30% o faturamento de R$ 67.990.110,00 do evento no ano passado e o número de visitantes durante os oito dias do evento em julho de 2007: 600 mil. A principal feira agropecuária do Norte/Nordeste e uma das maiores do País começa no próximo dia 13 e prossegue até 20 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti no Crato, Região do Cariri. "Não é só uma festa regional, mas do País. A Expocrato vem crescendo muito a cada ano", define Ricardo Técio Miranda Garcia, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bioregião (Accoa) e integrante do núcleo gestor da Exposição.

Ele informa que, pela primeira vez, haverá leilões de raças bovinas nacionais. "Serão três contemplando as raças Sindi, ovinos das raças Morada Nova e Somalis, caprinos da Raça Anglo-Nubiana e ainda o leilão Top Cariri". Outra novidade da Expocrato 2008 é a Expocães com a presença de animais de várias raças.

Além do programa técnico e de negócios da feira, o grupo gestor organiza a parte cultural com cerca de 30 shows de artistas regionais e nacionais. Investem numa estrutura com mais de 40 camarotes, dois palcos, tendas eletrônicas, praça de alimentação e estacionamento. Na área de 120 mil metros quadrados, cabem 30 mil pessoas. Os shows culturais e as atrações artísticas são pagos. Na Praça do Folclore, os expectadores também pode assistir a apresentações, diariamente, de danças como o maneira-o-pau, coco e reisados, além dos repentistas, bandas cabaçais e participar do forró pé-de-serra. "Teremos também os stands voltados para o agronegócios, artesanato e diversas linhas de crédito, uma casa de farinha e um engenho de cana-de-açúcar", lembra Ricardo Técio.

No ano passado, em torno de 390 expositores nacionais mostraram seus produtos nos oito dias da feira. Os negócios envolveram, além dos leilões e venda direta dos animais, comércio de máquinas, implementos agrícolas e veículos. No evento, serão apresentadas as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial. Trará ainda inovações da pesquisa, nas áreas de genética animal e assistência técnica.

SERVIÇO

Mais informações pelos telefones: (85) 3101 1670 e (88) 3521 3561. Enviar e-mails: expocrato@agropolos.org.br

SAIBA MAIS

A Expocrato é resultado de parcerias entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, do Instituto Agropolos, da Associação dos Criadores do Crato, da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bioregião do Araripe e Ematerce. A Exposição Regional Agropecuária do Crato começou em 1944, organizada por um grupo de agropecuaristas, que conversavam sobre o desenvolvimento do Crato e a necessidade de um evento que movimentasse e trouxesse modernização para a agropecuária da região. A região do Cariri, composta por 31 municípios, é conhecida como o “Oásis do Sertão” devido às virtude de suas mais de 260 fontes de águas naturais, áreas verdes e natureza exuberante.

Eventos paralelos: demonstrações do funcionamento de engenho de cana-de-açúcar e casa de farinha; encontros de negócios animais; feira dos municípios; feira de artesanato; feira da agricultura familiar; palestras técnicas; cursos técnicos; parque de diversões; shows artísticos. Mais informações: www.expocrato.com.br

Nenhum comentário: