Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Um rosto na multidão – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Alguém me enviou por e-mail essa fotografia de uma grande demonstração de fé do povo cratense. Não acrescentava nenhum esclarecimento sobre o evento, assim como não identificava os rostos de pessoas conhecidas que aparecem participando desse grande encontro. Que festa seria essa? Vou fazer minhas conjecturas Se alguém que nasceu antes da década de 1950 se lembrar dos detalhes, por favor, me corrija. Vou atirar no escuro, pois dos presentes tenho plena certeza do rosto de um homem que me é muito caro.
O local é fácil de identificar: é a Praça da Sé, depois de 1953, pois ela recebeu a configuração que possui hoje após o centenário da cidade. Lembro-me vagamente como a Praça da Sé era antes: apenas um quadro coberto por uma densa camada de capim de burro onde a rapaziada jogava futebol à tardinha e durante as manhãs por lá pastavam ovelhas, cavalos e algumas vacas.
Que evento seria esse? Vou arriscar dando vários chutes. Acredito que o ano deveria ser 1955 ou 1956. Vemos uma procissão do Santíssimo Sacramento, provavelmente em direção ao palanque centro de uma festa celebrativa. Seria o cinqüentenário de ordenação do Bispo Dom Francisco de Assis Pires?
E que pessoas conhecidas que vemos em primeiro plano? Identifiquei apenas o Padre Antonio Feitosa, o famoso Monsenhor Feitosa, uma das maiores culturas do clero cearense. Por trás um seminarista. Não será outro, senão Huberto Cabral? No cantinho da direita, à frente da mocinha de véu, destaca-se a imagem de um senhor austero de paletó e gravata, usando óculos. Foi por causa dele que alguém me enviou essa foto. Este á a pessoa que me é muito cara. Vocês advinham quem é?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Um comentário:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

ESte comentário foi colocado no local errado!