Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ENCONTRO DOS ÍNDIOS NO CARIRI

Na ultima semana do mês de julho de 2009 vai acontecer no Sitio Poço Dantas no Distrito de Monte Alverne no Município do Crato a primeira Assembléia Indígina do Cariri com a participação dos índios karirís dos municípios de São Benedito e Crateus e demais povos indígenas do Ceará. O evento abordará temas como a saúde, educação, preservação cultural, hábitos , costumes, territorialidade e políticas publicas garantidas ao índio pela constituição de 1988. A promoção da Assembléia é da AIKA – Associação Indígina Karirís e estão sendo convidados a FUNAI – Fundação Nacional do Indio, FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, Secretaria Estadual de Educação do Ceará , Sindicatos Rurais, Conselho de Defesa da Mulher Cratense, Casa Lilás, Universidade Regional do Cariri e A.C.B. – Associação Cristã de Base.

A questão indígena toma corpo na região do Cariri, tendo a comunidade de Monte Alverve como referencia com 70 indios entre jovens, adultos e crianças e já em processo de organização bem avançado pelo fortalecimento de sua identidade na busca do reconhecimento antropológico e outros direitos constitucionais. No Crato, é a primeira comunidade indígena a ser beneficiada com políticas do governo federal tendo, inclusive, uma sala de aula com ensino pedagógico acompanhado pela URCA – Universidade Regional do Cariri.

Rosemary de Araujo do Estado de São Paulo , defensora do indigenismo brasileiro e o estudante de história Pedro Loti Carvalho de Poços de Caldas , Minas Gerais , estiveram no Crato visitando os índios karirís em Monte Alverne. Eles têm um trabalho sobre a situação dos povos indígenas do Nordeste e disseram que o Ceará e especificamente o Cariri apresentam uma cultura indígena muito viva na língua, vestimentas, hábitos, alimentação e cultura. E com todo esse legado o Estado cearense é exemplo para os demais grupos indígenas do Nordeste.

Site Miséria

Nenhum comentário: