Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sonora Brasil traz música tradicional gaúcha para o Cariri


Dando continuidade ao circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil, nos dias 6 e 7/8, a região do Cariri recebe os gaúchos “Gilberto Monteiro e Grupo”. As apresentações, que são gratuitas, acontecem no Crato (6) e Juazeiro do Norte (7), sempre às 20 horas, e tem como tema “Sotaques do Fole”, marcado pelo som do acordeão – símbolo da diversidade musical brasileira.

 Considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, o instrumentista e compositor Gilberto Monteiro apresenta a sonoridade gaúcha com sua gaita-ponto, acompanhado de Eduardo Cantero, no violão e Fernando Gorrie, na percussão. No palco, o grupo toca ritmos gaúchos tradicionais como: rancheira, milonga, vanerão, chamamé, e chumarrita.

Sobre o Sonora Brasil - O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – é um projeto do SESC, que realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.

Programação

Dia 6/8
Local: Crato - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 20h

Dia 7/8
Local: Juazeiro – Teatro SESC Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Horário: 20h
:::Gratuito::::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

Nenhum comentário: