Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um Século voa da terra dos canaviais à Aurora

- D. Mariquinha Macedo-
Luiz Domingos de Luna*
A bailar nos campos floridos de Barbalha, onde a fé das pioneiras, a disseminar o néctar da devoção católica, nos umbrais do cariri, ao repique dos sinos, a luz da abóbada celestial, mais uma página da história da terra de Santo Antonio é aclamada com glória, regozijo no registro do livro, do já renomado escritor Lavrense, Joaryvar Macedo – O Brasão dos Terésines, o nascimento daquela que faria o elo entre Santo Antonio e o Menino Deus, um presépio, uma ornamentação, um anuncio, uma aclamação, um sinal de reverência a razão do dobrar dos sinos, é assim, que consigo ver o nascimento a 91 anos da ponte destas urbes tão bem untadas e betumadas na largueza do espaço tempo, cidades irmãs pelas mãos simples e cuidadosas de Maria Francisca de Macedo, dois mundos diferentes, numa fusão, onde a ordem dos fatos não alteram o sabor da história – Aurora - Barbalha – Barbalha - Aurora, na argamassa do entrelaçamento familiar, tão bem costurado por seu genitor Vicente Antonio de Macedo que na galáxia de maior brilho, a estrela, já na função nobre de dar corpo, dar vida, dar luz ao eixo que pulsa vivo no cariri cearense.
Ao chamado do destino, assim como Maria Santíssima, ao anjo Gabriel, dá o seu sim, a morada no Sitio Pavão no município de Aurora, na sua nova missão ao lado do grande humanista, defensor das causas primeiras da civilidade aurorense - figura maior do espaço político, embora banhado pela humildade, religiosidade e simplicidade que sempre o caracterizou – João Joaquim dos Santos, ponto de encontro entre duas forças políticas antagônicas, sendo que, a sua pessoa serviu de dissolução a congruência para o reinado da paz e da concórdia na terra do Menino Deus.
Na ponte de um marco geográfico, a ser costurado na historia, a preservação da memória, fica na vigilância, o primogênito e querido pela sociedade aurorense o condutor de duas culturas, no balanço do pêndulo existencial, o já nobre e estimado Raimundo Joaquim dos Santos, conhecido como Willes Macedo.
Assim como as Cruzes nas caravelas dos mares bravios, aportaram anunciando uma nova terra, - Brasil, O casal eleito, fez percorrer o inverso, através do seu segundo filho, a buscar na velha Europa, as técnicas mais atualizadas no campo da medicina para salvar a vida de seus conterrâneos, é assim, que consigo ver o médico querido pela sociedade barbalhense, humanizador nato, Dr. Raimundo Wilson de Macedo.
A carregar nos ombros o estima e o carisma, a sucessão de uma história que não para, a luz que brilha, é confiada no universo único, que o criador deu para o prosseguimento da espécie, geradora de vida e de vida em abundancia, é assim, que consigo definir Maria Vilani Macedo Santos, neste seio familiar que engrandecem a todos nós que formamos a linda região do Cariri Cearense.
Registro histórico: Ponto de ligação familiar -MACEDO-entre: Barbalha/ Aurora. Aurora /Barbalha.
Praza Deus, que na Via- Láctea da existência, o caminho de luz, possa ser permeado por muitos séculos, ainda nas páginas inéditas da existência do ser humano, no que teve e tem, nas mãos de Maria Francisca de Macedo a fórmula da essência da célula mater da sociedade aurorense e barbalhense, na expansão do espaço social e histórico, nas letras centenárias ou quase, na pena de ouro da heroína de todas objetivas a ela focadas, a sempre querida e amada por todos, por uma história tecida a som da harmonia e da textura do fabrico do bom e do belo, e da arte de existir em sociedade, deixando sua pisada no poder temporal sem nunca ferir o belo espiritual. a cola entre Barbalha e Aurora -Maria Francisca de Macedo.
(*) Colaborador do blog Cariri digital
(*) Procurar na web

Nenhum comentário: