Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 18 de janeiro de 2009

Giro pelo mundo




Israel

O gabinete israelense aprovou, ontem, a trégua na guerra contra o Hamas a partir das 22 horas, no horário de Brasília). O anúncio foi feito pelo premiê de Israel, Ehud Olmert. Apesar da decisão, as autoridades israelenses afirmaram que querem manter as tropas em Gaza e manter o bloqueio do território. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, saudou o cessar-fogo declarado por Israel, em acordo com o governo norte-americano, e expressou sua esperança de que ´todas as partes´ cessem imediatamente seus ataques e ações hostis. Segundo Olmert, Israel alcançou todos seus objetivos de sua ofensiva em Gaza, mas o exército israelense permanecerá no momento posicionado em Gaza e arredores. ´Nossos objetivos, da maneira que definimos quando lançamos a operação, foram totalmente atingidos e muito além. O Hamas recebeu um duro golpe´, enfatizou. (DN)


Chávez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 16, que o processo democrático deve ser medido pelas garantias dadas aos cidadãos na hora das eleições, e não apenas pelo fato de que uma pessoa possa se candidatar a um cargo várias vezes, dando seu apoio ao projeto de reeleição ilimitada do presidente venezuelano, Hugo Chávez. "Temos que aprender a respeitar as culturas de cada país, respeitar a vontade de cada povo e ver que um processo democrático não é um cidadão que pode governar, um processo democrático é dar garantias a todos do direito de poder participar (...) nas mesmas condições", declarou Lula. O governante brasileiro se referia à consulta popular, que deve ser realizada no dia 15 de fevereiro na Venezuela para aprovar uma emenda à Constituição que permite a reeleição ilimitada para presidente e todos os outros cargos de eleição popular.

Faixa de Gaza

As equipes médicas e de resgate palestinas encontraram 95 corpos entre as ruínas dos edifícios atingidos pela ofensiva israelense contra alvos do Hamas na faixa de Gaza, informou a agência palestina de notícias Ma'an. A polícia do movimento islâmico radical Hamas afirmou que os corpos são, em sua maioria, de militantes do grupo, incluindo ao menos 20 homens armados que morreram em combate, O grupo que tem sido combatido por Israel em uma operação militar que já dura 23 dias e deixou ao menos 1.160 palestinos mortos e cerca de 5.000 feridos. Embora Israel tenha declarado trégua unilateral na noite deste sábado, os confrontos entre tropas israelenses e militantes voltaram a ocorrer na madrugada deste domingo. Segundo a agência Ma'an, equipes médicas palestinas descrevem as "cenas mais horríveis". Ao menos 25 corpos foram encontrados por uma família nos escombros de sua casa, no norte de Jabalya.


Zimbábue

A diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ann Veneman, anunciou neste sábado a doação de 6,5 milhões de euros para que o Zimbábue combata a epidemia de cólera que atinge o país desde agosto do ano passado. Ao menos 2.200 pessoas já morreram, e a doença já cruzou a fronteira com a África do Sul. O dinheiro da Unicef será entregue ao Ministério da Saúde para impulsionar os serviços na área, que se encontram paralisados no país, como denunciou em dezembro o ministro da Saúde, David Parirenyatwa. O Unicef também ajudará na perfuração de mais de 100 poços nas regiões em que falta água.


Gabão

Um helicóptero com 10 militares franceses a bordo caiu no mar, neste sábado, na costa do país africano Gabão, quando participava de exercícios, informou a Presidência francesa em um comunicado. "O presidente da República acaba de ser informado do acidente, no mar, de um helicóptero francês com 10 franceses a bordo, ao largo do Gabão, quando participava de um exercício bilateral", informou a nota. "O chefe de Estado exigiu que todos os meios disponíveis na área sejam imediatamente enviados para encontrar os militares que se encontravam a bordo", completou o texto.


Irá

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Motakki, exigiu neste domingo a retirada total das tropas israelenses da faixa de Gaza, por considerar insuficiente o cessar-fogo unilateral declarado --e já rompido por Israel. "É essencial que as forças sionistas se retirem completamente das zonas ocupadas. Uma mera interrupção dos ataques por terra, mar e ar não é suficiente para pôr fim aos combates", disse Motakki em declarações veiculadas pela rede de TV iraniana PressTV. A retirada total das tropas israelenses em Gaza é uma das exigências --junto à abertura das passagens fronteiriças- do movimento islâmico radical Hamas para aceitar a trégua de Israel. O grupo "[declarou]": vitória neste domingo pela trégua proposta por Israel, uma medida considerada pelos militantes palestinos como a confirmação da derrota da grande ofensiva militar do país na região, que, em 23 dias consecutivos de ataque, deixou ao menos 1.160 palestinos mortos e cerca de 5.000 feridos.

Nenhum comentário: