Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Giro pelo Brasil




São Paulo

Após três meses de apuração, a Polícia Militar de São Paulo concluiu que houve ‘‘infração disciplinar’’ na conduta dos policiais envolvidos na operação de resgate que terminou com a morte de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, em outubro de 2008. A versão preliminar do Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado à época foi entregue ao Ministério Público Estadual. O promotor José Roberto Jauhar Julião, designado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado para acompanhar o caso, tem agora duas alternativas: arquivar o IPM ou enquadrar os policiais em crimes previstos no Código Penal Militar e denunciá-los à Justiça Militar. O promotor diz que só decidirá o que fazer depois que todas as perícias forem anexadas ao IPM, depois de alguns dias.

Igreja

Pelo menos sete pessoas morreram no desabamento do teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo no Cambuci, ontem, em São Paulo. Havia ainda cerca de 85 feridos, segundo informação divulgada na noite de ontem pelo porta-voz dos bombeiros de São Paulo, o tenente Miguel Jodas. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. De acordo com a assessoria de imprensa da Renascer, o templo onde ocorreu o acidente, localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, é a sede mundial da igreja e tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. No local, funcionava um cinema anteriormente. Foi neste mesmo templo que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou.

Demissões

Após uma semana de ânimos exaltados entre empresários e trabalhadores por causa de vários anúncios de demissões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta hoje às suas origens de negociador para ouvir os representantes das seis principais centrais sindicais do País. No topo da lista de pedidos ao presidente está um dos raros pontos em comum com empresários: a redução imediata da taxa de juros básica (Selic) pelo Banco Central. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá na quarta-feira a nova Selic que, hoje, está em 13,75% ao ano. ‘‘A redução dos juros é um clamor nacional´, diz Ricardo Patah, presidente da UGT.

Preços

A queda nos preços medida pelo IGP-DI, em dezembro, e IGP-10, em janeiro, não passa de uma situação pontual, na opinião dos economistas. O risco de recessão que ronda os Estados Unidos, a Europa e a China não deve atingir o Brasil. ´Pode haver períodos de taxas negativas, mas não deflação no ano como um todo´, opina o economista Ricardo Eleutério Rocha, professor da Unifor (Universidade de Fortaleza). O Banco Central definiu como meta para 2009 uma inflação de 4,5%, a mesma do ano passado, com margem de variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O IPCA, índice oficial usado pelo governo, fechou 2008 em 5,9%, portanto dentro da meta. ´Há sete anos, o BC vem cumprindo essa meta, ainda que com o remédio amargo dos juros altos. O mercado espera que isso se repita este ano´.

Precauções

Finalmente as férias de verão chegaram e todos os preparativos foram feitos para que você e sua família aproveitem os dias ensolarados nas lindas praias brasileiras. Mas o calor excessivo e exagero no tempo de exposição ao sol sem as devidas precauções podem causar sintomas importantes que todos deveriam conhecer. Nos países do Hemisfério Norte, os longos invernos causam até depressão passageira. A falta de sol também diminui a produção cutânea da vitamina D. Portanto, em países de inverno cinzento existe a possibilidade de osteoporose: o decréscimo de vitamina D leva a um menor acúmulo de cálcio nos ossos. Felizmente, excetuando-se os locais mais frios do Brasil, com as serras do Sul, nosso país tem excelente insolação o ano inteiro. A possibilidade de falta de vitamina D é remota, embora exista em idosos. Quando chega o verão, porém, existe uma "fome" pela exposição ao sol. Esse costume não é isento de riscos à saúde. O excesso de insolação pode levar a vários riscos.


Consumidor

A inflação ao consumidor na cidade de São Paulo acelerou na segunda quadrissemana de janeiro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) subiu 0,23% na segunda leitura do mês, ante alta de 0,18% na abertura de janeiro. Os custos com Educação avançaram 2,58% no período, seguindo a alta de 1,05% na primeira leitura do mês. Os preços de Alimentação registraram uma queda de 0,23%, ante redução de 0,52% na leitura anterior. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Comprometimento

Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou a prática de espionagem de advogados no exercício das funções de defesa. Para ele, tal prática "é típica de modelos autoritários e totalitários".A investigação sobre o vazamento de dados secretos da Satiagraha - operação que mira o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, por supostos crimes de fraudes fiscais, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e quadrilha - revela que advogados foram monitorados sem consentimento judicial. "Monitoramento de advogado na atuação normal e regular é um grave comprometimento do Estado de Direito." Relatório de Análise de Mídias produzido pela Polícia Federal expõe o conteúdo de dois pen drives de uso pessoal do delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha e algoz de Dantas. Os arquivos confidenciais de Protógenes reúnem fotos, filmes e áudios do criminalista Nélio Machado, defensor do banqueiro. A defesa do delegado nega que ele tenha feito o monitoramento.

Nenhum comentário: