Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Giro pelo mundo




Obama

Diante do Memorial de Lincoln, e no mesmo local em que Martin Luther King fez o discurso sobre a superação das diferenças raciais nos Estados Unidos em 1968, o presidente eleito Barack Obama fez nesse domingo, em Washington, um apelo pela união dos americanos para superar os desafios, deixando de lado as diferenças raciais, religiosas e de sexualidade. Ele saudou a multidão, dizendo que todos eram bem vindos à celebração da “renovação da América”, e afirmou que poucas gerações enfrentaram tantos desafios ao mesmo tempo, com a crise econômica e as guerras no exterior, mas disse que, juntos, os americanos poderão superar os problemas e manter vivo o “sonho dos fundadores do país”.

Inglaterra

O governo britânico lançou nesta segunda-feira seu segundo pacote multibilionário de ajuda aos bancos em três meses e criou as bases para que o Banco da Inglaterra possa aumentar a oferta de dinheiro, numa tentativa de impulsionar a economia da região. De acordo com o plano, o governo vai aumentar sua participação no Royal Bank of Scotland para 70 por cento depois que a instituição anunciou nesta segunda-feira o maior prejuízo de uma empresa na história britânica.

Israel

Israel autorizou nesta segunda-feira a entrada de quase 200 caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza, além do fornecimento de 400.000 litros de combustível, um dia depois da instauração de um cessar-fogo após três semanas de ataques. "Um comboio de 120 caminhões deve levar ajuda pelo terminal de Kerem Shalom e outro comboio, de 60 a 70 caminhões, a partir da passagem de Karni", disse à agência de notícias France Presse o comandante Peter Lerner, porta-voz da administração militar.Lerner disse ainda que 40.000 toneladas de ajuda humanitária, alimentos e medicamentos, chegaram à Faixa de Gaza desde o começo da ofensiva em 27 de dezembro. Um cessar-fogo unilateral israelense entrou em vigor no domingo, dia em que o grupo radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também anunciou o fim das hostilidades. Em três semanas, pelo menos 1.300 palestinos morreram e 5.300 ficaram feridos, segundo os serviços de emergência de Gaza.

Futebol

Começa hoje em Milão o diálogo entre os representantes do Manchester City e Kaká para acertar a transferência mais espetacular da história do futebol. O clube inglês acredita ter trunfos suficientes para bater o martelo já hoje, mas está preparado para marcar outra reunião caso o craque e Bosco Leite, seu pai e procurador, façam uma contraproposta ou apresentem uma lista de exigências. Ontem, o jornal inglês "The Observer" publicou declarações de "uma fonte próxima ao dono do City" desmentindo os valores estratosféricos que têm sido divulgados sobre o valor a ser pago ao Milan e também sobre o salário anual de Kaká, mas não é verdade - como também não era a "notícia" que alguns sites árabes e ingleses deram no meio da semana de que o City havia retirado a proposta e desistido do negócio.

Asilo

O jornalista iraquiano que tentou agredir o presidente americano George W. Bush, Muntadhar al-Zeidi, pediu asilo político na Suíça. Para o advogado que cuisa do caso, Mauro Poggia, o iraquiano Al Zeidi está correndo " risco de vida ". Al-Zeidi tentou acertar Bush com seu sapato no dia 14 de dezembro, durante a última conferência do presidente americano no Iraque. O jornalista foi preso e está aguardando seu processo por tentative de agressão contra um líder estrangeiro. Pela tradição no mundo árabe, mostrar a sola do sapato é um ato de desrespeito a uma pessoa."Isso é um beijo de despedida, seu cachorro", afirmou o jornalista, atacando a política de Bush e a invasão que ocorreu em 2003.

Resgate

Equipes de resgate retiraram o avião da US Airways do fundo do rio Hudson na noite de sábado, 17, três dias após o piloto conseguir fazer um pouso forçado para evitar um acidente "catastrófico" em uma região povoada e salvar as 155 pessoas a bordo. Investigadores conseguiram recuperar as caixas-pretas, e os destroços revelaram a força com que o avião atingiu as águas.

Nenhum comentário: