Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Antigo prédio da Cidao abrigará universidades





A cidade de Iguatu vai ganhar um moderno centro universitário que vai abrigar cursos de três instituições de ensino: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Será o maior do Interior. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes, durante audiência com representantes das três instituições de ensino superior e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O campus multiinstitucional será implantado na antiga Companhia Industrial de Algodão e Óleo (Cidao), usina que está desativada e atualmente passa por um processo de desapropriação por iniciativa do Governo do Estado. A idéia inicial era adaptar e reformar o espaço para a instalação da Fatec. Em face do funcionamento de cinco cursos da Urca, nesta cidade, no colégio São José, uma instituição particular e que não oferece mais espaço e condições adequadas, surgiu a proposta de construir juntamente com a Fatec, o campus próprio da Urca.

A reivindicação foi encaminhada ao governador Cid Gomes que aprovou a proposta e resolveu ampliar o projeto, incluindo também a instalação do campus da Uece. Na semana passada, Cid Gomes reuniu os representantes da Urca, da Uece e da Secitece para o anúncio do projeto ampliado, isto é, construção do campus multiinstitucional. As obras devem começar ainda neste semestre.

Na última sexta-feira, o arquiteto Campelo Costa visitou a antiga usina Cidao para fazer o levantamento inicial do espaço e posterior elaboração do projeto. O presidente do campus da Urca, em Iguatu, Ivo Ferreira, mostrou-se satisfeito com a decisão de implantar o campus multiinstitucional. Ele acompanhou a visita do arquiteto. “Será um dos maiores centros universitários do Interior do Ceará”, comemorou. “É uma idéia que vai trazer o desenvolvimento do ensino superior para a região Centro-Sul”.

Desapropriação

O processo de desapropriação da Cidao já está em fase de conclusão e o Governo do Estado pretende iniciar a construção do Centro Universitário neste semestre. A expectativa é que o campus multiinstitucional comece a funcionar em março do próximo ano. Deve ofertar 50 salas de aula, além de auditório, espaço de convivência, biblioteca e laboratórios. O campus da Urca funciona provisoriamente no colégio São José e por falta de espaço já ocupa salas à noite do Liceu e da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu.

A Uece está nesta cidade há mais tempo, cerca de 30 anos, ofertando cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Biologia, além de outros de extensão e especialização por meio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli). O diretor da Fecli, Eudênio Bezerra, disse que que é antiga a carência de espaço físico adequado para a instituição de ensino.

SAIBA MAIS

Usina
A antiga usina de beneficiamento de algodão e óleo, conhecida por Cidao, ocupa uma ampla área próximo ao centro de Iguatu

Demanda
O novo campus vai atender à demanda por ensino superior da região Centro-Sul. É mais um passo concreto para a ampliação do ensino tecnológico e nível superior

Reforma
O prédio da antiga Companhia Industrial de Algodão e Óleo (Cidao) será reformado e passará por uma requalificação urbana.

Mais informações:
Unidade da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Iguatu (88) 3581.3552
Campus da Fecli (88) 3581.9455
HONÓRIO BARBOSA
Repórter


Diário do Nordeste

Nenhum comentário: