Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Rio Salgado em discussão

Juazeiro do Norte. Políticas públicas para revitalização da bacia hidrográfica do Rio Salgado são debatidas por estudiosos, órgãos públicos, ambientalistas e comunidade, na intenção de consolidar programas e planos direcionados a essa finalidade. A Bacia do Salgado é responsável por grande parte do abastecimento de água da região do Cariri e será o portal de entrada da integração de bacias do Ceará com o Rio São Francisco. Mais de R$ 70 milhões de recursos federais deverão ser investidos no processo de recuperação da bacia, além de valores do Estado destinados a projetos específicos.

Os trabalhos de despoluição e educação das comunidades são debatidos. Um conjunto de propostas são retiradas de discussões em torno do processo de recuperação da Bacia. Segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri (Condirc), Claire Anne Viana, a importância de se debater a revitalização da Bacia do Salgado leva em consideração todo o processo de degradação que ela tem sofrido ao longo dos anos, inclusive atingindo os novos aqüíferos. Cerca de 90% do abastecimento de água nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha acontece por meio de água subterrânea e essa água é atingida por degradação. Para a presidente, é importante abrir um debate em relação a forma de tratamento desse manancial.

Um outro motivo das discussões tem sido a entrada das águas do São Francisco, e por isso deve haver uma preparação para se receber essa água. O projeto de transposição está em andamento. “Essa água não vem de graça. Ela é paga e a gente que está no centro do semi-árido deve cada vez mais depender menos dessa água”, diz ela, ao acrescentar a importância da região ter uma segurança hídrica, que garanta o abastecimento da população.

Claire Anne destaca a importância dos períodos de chuva, como tem acontecido este ano, para abastecer os lençóis de água. “É preciso se aproveitar bem isso, por a quadra invernosa ser alternada e é necessário se trabalhar com mais propriedade em relação ao aproveitamento”, ressalta. Claire Anne, que também é geóloga e técnica da Cogerh, destaca a importância de melhores formas de aproveitamento da água das chuvas. Ela destaca, também, a necessidade de melhor gerenciamento. “O que temos percebido dentro da bacia do Salgado é que só podemos gerenciar apenas 30% dessa água. É uma quantidade pequena”, diz.

Leia mais na edição de hoje do jornal Diário do nordeste
www.diariodonordeste.com.br
texto de Elizângela Santos

Nenhum comentário: