Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cidades verão seus candidatos na TV



Um está localizado no Cariri. O outro, no Litoral Leste. Os dois municípios, no entanto, estão ligados por uma impactante novidade da campanha eleitoral de 2008: tanto Juazeiro do Norte quanto Aracati acompanharão, pela primeira vez, uma disputa pelas prefeituras locais através da televisão.

As TVs Verde Vale, de Juazeiro, e Sinal, de Aracati, surgem em uma época em que a força da televisão está sendo relativizada em função da presença das novas mídias - a Internet, por exemplo. Mas isso não deverá reduzir o diferencial da campanha em relação aos demais municípios do Interior do Estado. Até a última eleição, todo o Estado do Ceará assistia à programação dos candidatos de Fortaleza.

"É inegável que o impacto vai ser muito grande. Pela força da novidade em si e pelo fascínio do som e da imagem", avalia o publicitário Eduardo Odécio. Dono da agência Síntese, Dudu, como é mais conhecido, sabe do que está falando. Em 2004, foi entregue a ele a campanha vitoriosa que levou Raimundo Macedo (PSDB) à Prefeitura de Juazeiro.

Curiosamente, os dois canais são ligados a grupos políticos que têm interesses eleitorais diretos nos municípios. A TV Verde Vale é controlada pelo deputado federal Manoel Salviano (PSDB). Duas vezes prefeito da cidade, o parlamentar disputa com o também tucano Raimundo Macêdo - que pretende disputar a reeleição - a indicação para a candidatura.

Em Aracati, a TV Sinal é do grupo da família do ex-deputado federal e atual secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia (PSDB). A emissora é dirigida pela mulher dele, Gláucia Barbosa Pinheiro. Bismarck é um dos líderes da oposição ao prefeito Expedito Ferreira, que deverá concorrer a mais quatro anos de mandato.

Consideradas emissoras locais, as duas TVs terão que inserir a propaganda eleitoral dos candidatos às respectivas prefeituras e câmaras municipais na grade de programação. Este ano, a propaganda na televisão - assim como no rádio - vai ao ar entre os dias 19 de agosto e 3 de outubro. Por serem municípios com menos de 200 mil eleitores, nenhum dos dois municípios terá segundo turno. Para prefeito e vice-prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de meia hora cada: das 13 horas às 13h30min e das 20h30min às 21 horas. Os candidatos a vereador irão à telinha às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários.

Orçamento
Além da maneira como o eleitorado de Juazeiro do Norte e de Aracati verão o desempenho dos candidatos, a presença das duas televisões também provocará mudanças no orçamento das duas campanhas. Profissionais da área estimam que pelo menos um terço de todo o dinheiro gasto no período é consumido por produções televisivas.
Dudu minimiza o impacto. Segundo o publicitário, não há uma receita para a definição da fatia do orçamento para a mídia TV. Ele diz que varia de acordo com alguns fatores, como a divisão do município nas áreas urbana e rural. "Depende de como a campanha esteja estruturada. Você pode colocar apenas uma foto com uma produção mínima".

FALE COM A GENTE
erivaldo@opovo.com.br


PERSONAGENS

JUAZEIRO DO NORTE
Raimundo Macêdo x Manoel Salviano - Os dois disputam o apoio do PSDB para sair candidato. Atual prefeito, Raimundão quer se lançar à reeleição, a contragosto do deputado federal Salviano.

Carlos Cruz - O ex-prefeito da cidade é filiado ao DEM e comanda o mais forte grupo de oposição tucana no município. A tendência é a polarização de sua candidatura com o nome que sair do PSDB.

Manoel Santana - Médico, o ex-vereador petista representa uma espécie de terceira via à possível polarização PSDB-DEM em Juazeiro. Santana comanda uma ala do PT local e é ligado ao deputado federal José Nobre Guimarães (PT).

ARACATI
Expedito Ferreira - Atual prefeito, o empresário do setor de carcinicultura (camarão) deverá concorrer à reeleição em outubro. Em 2004, então no PP (hoje extinto), Expedito foi eleito com mais de 97% dos votos.

Bismarck Maia (PSDB) e Regina Cardoso (PSB) - os dois lideram, separadamente, os focos de oposição a Expedito Ferreira.

Sérgio Ricardo - Possível opção do PT, é ligado ao deputado federal José Airton Cirilo (PT).


PERFIL

JUAZEIRO DO NORTE
Localização: Cariri
Distância de Fortaleza: 493,4 km
População: 240.638 mil (2006)
Eleitores: 142.716 mil (2006)
Vagas na Câmara Municipal: 13
Dep. Fed. mais votado (2004): Manoel Salviano (PSDB)
Dep. Est. mais votado (2004): Ana Paula Cruz (DEM)
Rádios: 3 AM e 3 FM
TV: Verde Vale

ARACATI
Localização: Litoral Leste
Distância de Fortaleza: 148,3 km
População: 68.673 mil (2006)
Eleitores: 45.415 mil (2006)
Vagas na Câmara Municipal: 10
Dep. Fed. mais votado (2004): Bismarck Maia (PSDB)
Dep. Est. mais votado (2004): Caetano Guedes (PSDB)
Rádios: 3 AM e 2 FM
TV: Sinal

Fonte: Anuário do Ceará 2007-2008
Jornal O Povo

Nenhum comentário: