Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2008

ABRINDO A ALMA DOS CANDIDATOS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES



Na semana que passou me comportei de modo preguiçoso. Aqui deste teclado, sob o teto do Corcovado, pretendi que meus conterrâneos do Cariri Agora realizassem um fórum no Blog com os principais políticos candidatos a eleição. A pretensão tem muita importância, pois ao contrário do que as nossas furibundas palavras dizem dos políticos, política é o mais nobre instrumento da civilização e as eleições o mais importante momento do futuro social e econômico do nosso território. Por isso e apesar daquilo, fazer um esforço para abrir o verbo dos candidatos é DE suma importância. E candidatos da maior importância para nossa precisa vida municipal: vereadores e prefeitos.

Procurando não parecer um preguiçoso nestas manhãs de maio, vou abrindo algumas questões sobre as quais os nossos candidatos poderiam se manifestar. Quero dizer que limpo de qualquer ironia e tão objetivo como podem ser as questões Nos dias atuais. Objetivas mas que não esgotam o tema, pois é que os companheiros Armando Rafael, Océlio Teixeira de Souza, Glauco Vieira, Cacá Araújo, Carlos Rafael e Tarso Araújo tanto possuem de precisão. Com perguntas aos candidatos a respeito de alguns valores fundamentais da nossa base territorial e outros das atuais instituições.

1 > Considerando que os aglomerados urbanos, sociais e econômicos do Vale do Cariri são frutos dos valores ecológicos e geopolíticos da Bacia Sedimentar do Araripe: que tipos de políticas conjuntas poderiam ser promovidas pelas prefeituras e câmaras de vereadores, tanto no sentido de orientar e se agregar às políticas estaduais e federais, quanto no sentido de preparar e responder às diretrizes da sociedade local em torno do desenvolvimento sustentável do Araripe? Que tipo de interação política conjunta dos munícipes cearenses poderia ocorrer em relação aos municípios pernambucanos e piauienses que também se localizam no Araripe?

2 > Considerando a atual lei de responsabilidade fiscal responda: qual o papel da câmara dos vereadores na manutenção da mesma? Qual a atual situação das finanças do município que pretende governar? Que tipos de propostas teriam para aumentar os efeitos sociais dos gastos municipais? Que práticas de transparência social pretendem promover para demonstrar a lisura das despesas do município? Que fontes de financiamento pretendem usar para ampliar os recursos no município, sem ferir a lei de responsabilidade fiscal? Enumere os principais projetos e onde irá buscar o seu financiamento em relação a políticas de saúde, educação, cultura e meio ambiente que pretende executar?

3 > Os municípios que irão governar são antigos e têm uma prática administrativa bastante consolidada tanto do ponto de vista positivo como do negativo. Enumere as principais medidas que pretendem anunciar na campanha eleitoral a partir do ponto de vista da crítica (positiva ou negativa) ao atual momento.

4 >Existe na sociedade uma crítica muito clara em relação ao empreguismo de modo geral nas prefeituras e no particular em relação ao nepotismo (entrega de cargos a parentes) enumere os seus compromissos e medidas que adotará em relação a isso. Qual a situação atual dos quadros em exercício no município: total de pessoas empregadas pelo município (tanto no executivo quanto na câmara de vereadores); quantidade de funcionários concursados; quantidade de funcionários em contratos precários (cooperativados, fundações, ONGs, etc.); empregados terceirizados e funcionários com funções gratificadas? O que pretende e em quanto tempo adotará medidas corretivas quando necessárias?

5 > Considerando que o Controle Social por vezes tem se tornado tanto um desgaste por manipulação das forças políticas adversárias quanto uma apatia pelos representantes "chapa branca", que tipo de Controle Social pretende desenvolver para superar estes tipos de problema e em que áreas pretende o efetivo Controle Social?

6 > Apresente o quadro sintético da atual situação das seguintes políticas públicas no seu município: segurança pública, educação, saúde, saneamento básico, comércio local, cultura, meio ambiente, populações de risco (crianças, idosos, mulheres, gestantes, pessoas com necessidades especiais), posturas municipais, estrutura viária (sinalizações, calçadas e segurança dos indivíduos, trânsito de automóveis etc.); meio ambiente.

7 > Apresente as principais metas para reversão ou melhoria do quadro sintético que apresentou sobre políticas públicas.

8 >Considerando que as campanhas eleitorais podem se transformar numa manipulação econômica que tipos de propostas você tem para as próximas eleições em torno deste tipo de problema: abuso econômico, compra da consciência do eleitor, ameaça à livre expressão do voto, propaganda eleitoral, contas de campanha?

9 > Considerando que cabe à justiça eleitoral a disciplina e a lisura do sufrágio, que tipo de proposta você levaria aos partidos políticos em disputa e aos eleitores de modo geral no sentido de tornar as eleições a mais limpa possível de práticas escusas tanto econômica, quanto política ou social?

Isso pessoal é um tímido princípio da conversa. Será que vamos adiante com a idéia? Hoje vou consultar alguns técnicos de informática para saber que tipos de ferramentas existem com aplicação em blogs. Depois presto contas a vocês. Ainda não li o quê pensa o Tarso e ele é da maior importância para a idéia.

Nenhum comentário: