Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Contraf: greve de bancários fecha 3,8 mil agências no Brasil

A greve nacional dos bancários paralisou 3.864 agências no Brasil nesta quarta-feira, primeiro dia da paralisação, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O número é maior que o verificado no ano passado, que foi de 3.585 agências no período. "Essa grande participação na greve mostra a indignação dos trabalhadores com os bancos. Apesar de apresentarem crescimento médio de 32% no lucro líquido do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, os bancos só ofereceram o índice de inflação de 4,29%, ou seja, zero de aumento real", disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, em nota.

Segundo Cordeiro, o número de agências fechadas deve aumentar nos próximos dias. "Como nos anos anteriores, a tendência é o índice de paralisação aumentar a partir do segundo dia, uma vez que os bancos até agora não acenaram com a retomada das negociações para apresentar uma proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores", afirma Carlos Cordeiro.

Os bancários reivindicam reajuste de 11%, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção à saúde com foco no combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, entre outros pontos.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: