Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

Região Metropolitana do Cariri, ou Uma cidade a Engolir as Outras ?


Um Duro Golpe ao Comércio e Desenvolvimento das pequenas cidades do Cariri

À respeito das considerações sobre a implantação da Rádio Universitária que está sendo divulgada como sendo "Do Cariri", trago este questionamento que considero importante. Gostaria de ressaltar que  eu fui um dos grandes defensores da instalação da RMC há alguns meses. Porém o que estamos presenciando na prática, o que está se configurando, me assusta.

É bom que se faça aqui algumas ressalvas importantes: A bem da verdade, todo projeto novo que se tem falado que vem para o CARIRI, está vindo para a cidade de Juazeiro do Norte. Quando se diz que o projeto vem para o Crato, é do Crato, ou quando é para Barbalha, é Barbalha. Mas quando se fala que o projeto vem "para o Cariri", você pode crer que em 99,9 por cento das vezes, ele será instalado em Juazeiro e em nenhum outro local do Cariri, como noticiado aí na manchete de que "A Rádio Universitária FM da UFC vem para o Cariri" ( leia-se: Para o Juazeiro ). A TV Verdes Mares do Cariri ( leia-se Juazeiro ). O Atacadão vem para o Cariri ( leia-se Juazeiro ). Tudo que vier para o CARIRI agora, amigos, leia-se JUAZEIRO ao invés. A TV Verdes Mares é um exemplo disso: Embora se proponha a ser um canal de TV "do Cariri", como muitas outras empresas, ela ficou a 100 metros do município de Crato, mas a propriedade e os Louro$$$ são pertencentes ao  Município de Juazeiro, bem como há uma nítida puxada da brasa para a sardinha na programação, para a cidade de Juazeiro do Norte. As outras cidades entram como meras coadjuvantes.

Não basta apenas ser próximo!! Assim seria muito bom, um Mendigo armar uma barraca em frente à Casa Branca do Presidente dos Estados Unidos e achar que com isso está se beneficiando de alguma forma! O Atacadão, as inúmeras lojas, a TV Verdes Mares e inúmeros projetos recentes tem sido instalados "PERTO" do Crato, mas toda a arrecadação está indo para o município de Juazeiro. Isto está sendo até pior para o Crato, por sinal, pois só tá faltando instalarem aqui no Centro do Crato uma Sucursal de Juazeiro, para levar o dinheiro dos cratenses!

Concordo com o amigo Juazeirense Beto Fernandes quando diz que os benefícios devem ser igualitários para todas as cidades do cariri, mas embora eu defenda uma Região Metropolitana do Cariri, na prática não é isso que estamos vendo. O que estamos vendo são investimentos indo somente para a cidade central e as outras virando meras cidades satélite, levadas a reboque, perdendo dividendos, comprando na cidade pólo e enriquecendo ainda mais o comércio dela, esvaziando o comércio local das outras cidades e sugando seus recursos.

Quando imaginei a Região Metropolitana do Cariri, imaginei desenvolvimento igualitário para todas as cidades do cariri, não isto, que começa a se configurar como o mais duro golpe contra todas as outras cidades Caririenses.

É preciso pensarmos na Região Metropolitana do Cariri com benefícios iguais para todas as cidades.

Dihelson Mendonça

Um comentário:

Cris disse...

Primeiro, esse negócio de RMC nem deveria ter nascido. Certo mesmo seria a REGIÃO METROPOLITANA DE JUAZEIRO. Pois, no fundo, Juazeiro é quem realmente cresce. Comerçou como uma vila quando o Crato já era cidade. Passou o Crato e todas as demais da região. Vai continuar a cresce e vai engolir todas as outras. Isto é o que vai acontecer. Isto é o CERTO. E PRONTO!!!
Segundo, dizeram que a URCA seria uma universidade regional. Com cursos no Crato, em Juazeiro e em Barbalha. Três pólos distintos. Pelo que sei, só o do Crato foi devidamente valorizado até agora. Juazeiro, pelo tamanho que tem, ainda consegui algumas migalhas, Barbalha, quase nada. E garanto que você nunca reclamou por isto. Outro caso, Juazeiro é infinitamente maior que o Crato, porém, primeiro instalaram o Hemoce no Crato, e só muito tempo depois veio pra Juazeiro também. Com uma diferença muito grande, você já comparou os prédios do hemoce em Crato e em Juazeiro???? É piada.
Terceiro, enquanto os VAGABUNDOS que governam o estado, sempre valorizaram o Crato em detrimento da cidade maior, Juazeiro, os empresários, que têm muito mais visão que a pilatragem oficial, prefere investir em Juazeiro.
Quarto, quem disse que a futura Universidade Federal do Cariri será uma universidade regional, no sentido de que suas faculdades se espalhem pelas cidades da região, pelo contrário, tem que ser instalada totalmente em Juazeiro, e pronto. Até esse curso de medicina de Barbalha tem que ser devolvido aos seus legitimos donos, os juazeirenses. Esperem e vocês verão.
Quinto, o Futuro de Crato, Barbalha, Missão Velha é ser transformadas em bairros da futura metropole JUAZEIRO DO NORTE. Não estou brincado. É SÉRIO!