Um Duro Golpe ao Comércio e Desenvolvimento das pequenas cidades do Cariri

É bom que se faça aqui algumas ressalvas importantes: A bem da verdade, todo projeto novo que se tem falado que vem para o CARIRI, está vindo para a cidade de Juazeiro do Norte. Quando se diz que o projeto vem para o Crato, é do Crato, ou quando é para Barbalha, é Barbalha. Mas quando se fala que o projeto vem "para o Cariri", você pode crer que em 99,9 por cento das vezes, ele será instalado em Juazeiro e em nenhum outro local do Cariri, como noticiado aí na manchete de que "A Rádio Universitária FM da UFC vem para o Cariri" ( leia-se: Para o Juazeiro ). A TV Verdes Mares do Cariri ( leia-se Juazeiro ). O Atacadão vem para o Cariri ( leia-se Juazeiro ). Tudo que vier para o CARIRI agora, amigos, leia-se JUAZEIRO ao invés. A TV Verdes Mares é um exemplo disso: Embora se proponha a ser um canal de TV "do Cariri", como muitas outras empresas, ela ficou a 100 metros do município de Crato, mas a propriedade e os Louro$$$ são pertencentes ao Município de Juazeiro, bem como há uma nítida puxada da brasa para a sardinha na programação, para a cidade de Juazeiro do Norte. As outras cidades entram como meras coadjuvantes.
Não basta apenas ser próximo!! Assim seria muito bom, um Mendigo armar uma barraca em frente à Casa Branca do Presidente dos Estados Unidos e achar que com isso está se beneficiando de alguma forma! O Atacadão, as inúmeras lojas, a TV Verdes Mares e inúmeros projetos recentes tem sido instalados "PERTO" do Crato, mas toda a arrecadação está indo para o município de Juazeiro. Isto está sendo até pior para o Crato, por sinal, pois só tá faltando instalarem aqui no Centro do Crato uma Sucursal de Juazeiro, para levar o dinheiro dos cratenses!
Concordo com o amigo Juazeirense Beto Fernandes quando diz que os benefícios devem ser igualitários para todas as cidades do cariri, mas embora eu defenda uma Região Metropolitana do Cariri, na prática não é isso que estamos vendo. O que estamos vendo são investimentos indo somente para a cidade central e as outras virando meras cidades satélite, levadas a reboque, perdendo dividendos, comprando na cidade pólo e enriquecendo ainda mais o comércio dela, esvaziando o comércio local das outras cidades e sugando seus recursos.
Quando imaginei a Região Metropolitana do Cariri, imaginei desenvolvimento igualitário para todas as cidades do cariri, não isto, que começa a se configurar como o mais duro golpe contra todas as outras cidades Caririenses.
É preciso pensarmos na Região Metropolitana do Cariri com benefícios iguais para todas as cidades.
Dihelson Mendonça
Um comentário:
Primeiro, esse negócio de RMC nem deveria ter nascido. Certo mesmo seria a REGIÃO METROPOLITANA DE JUAZEIRO. Pois, no fundo, Juazeiro é quem realmente cresce. Comerçou como uma vila quando o Crato já era cidade. Passou o Crato e todas as demais da região. Vai continuar a cresce e vai engolir todas as outras. Isto é o que vai acontecer. Isto é o CERTO. E PRONTO!!!
Segundo, dizeram que a URCA seria uma universidade regional. Com cursos no Crato, em Juazeiro e em Barbalha. Três pólos distintos. Pelo que sei, só o do Crato foi devidamente valorizado até agora. Juazeiro, pelo tamanho que tem, ainda consegui algumas migalhas, Barbalha, quase nada. E garanto que você nunca reclamou por isto. Outro caso, Juazeiro é infinitamente maior que o Crato, porém, primeiro instalaram o Hemoce no Crato, e só muito tempo depois veio pra Juazeiro também. Com uma diferença muito grande, você já comparou os prédios do hemoce em Crato e em Juazeiro???? É piada.
Terceiro, enquanto os VAGABUNDOS que governam o estado, sempre valorizaram o Crato em detrimento da cidade maior, Juazeiro, os empresários, que têm muito mais visão que a pilatragem oficial, prefere investir em Juazeiro.
Quarto, quem disse que a futura Universidade Federal do Cariri será uma universidade regional, no sentido de que suas faculdades se espalhem pelas cidades da região, pelo contrário, tem que ser instalada totalmente em Juazeiro, e pronto. Até esse curso de medicina de Barbalha tem que ser devolvido aos seus legitimos donos, os juazeirenses. Esperem e vocês verão.
Quinto, o Futuro de Crato, Barbalha, Missão Velha é ser transformadas em bairros da futura metropole JUAZEIRO DO NORTE. Não estou brincado. É SÉRIO!
Postar um comentário