Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

18 empresas premiadas hoje

Solenidade em Juazeiro do Norte deverá repetir sucesso da última edição do Prêmio Contribuintes no Cariri, realizada em janeiro do ano passado (Foto: Antonio Capibaribe Neto)

Cariri é o segundo colocado entre as regiões cearenses que possuem o maior volume de recolhimento do tributo

Com uma arrecadação de R$ 124,54 milhões com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), recolhidos entre novembro de 2008 e outubro de 2009, o Cariri ocupa a segunda colocação entre as regiões cearenses que detêm o maior volume de recolhimento do tributo. Por conta desse desempenho, 15 empresas e três entidades filantrópicas serão agraciadas hoje com o Prêmio Contribuintes 2009.

A última festa desta edição do prêmio será realizada no Hotel Verdes Vales, no bairro da Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, no Cariri.

Das 18 empresas premiadas hoje, 10 estão entre as maiores em termos de arrecadação do imposto; cinco estão no Regime Simples Nacional; e três se destacaram no âmbito do programa “Sua Nota Vale Dinheiro”. As outras edições da premiação aconteceram nos municípios de Sobral, Quixeramobim e Fortaleza, ocasião em que foi entregue a comenda a 106 empresas.

Neste universo, foram contempladas empresas de grande, médio e pequeno portes, dos segmentos de Serviços de Comunicação/Transporte, Indústrias, Atacadistas, Varejistas e entidades filantrópicas.

De acordo com Mauro Filho, secretário da Fazenda do Estado, “o Prêmio Contribuintes é uma demonstração de que aquele que trabalha corretamente contribui para o desenvolvimento do Estado, tornando-se um parceiro de quem mais precisa, porque é por meio das políticas públicas que o governo do Ceará pode atender às demandas da sua população”.

O objetivo da premiação é incentivar a postura fiscal responsável dos contribuintes, por meio do reconhecimento às empresas que realizam o pagamento correto e pontual dos tributos, garantindo, ainda, a capacidade de investimento do Estado. Além de legitimar as empresas que mais recolhem ICMS, há o trabalho pedagógico desenvolvido com o programa “Sua Nota Vale Dinheiro”.

Para Mauro Filho, ao exigir a nota fiscal no ato da compra, o contribuinte cearense ajuda o Fisco a acompanhar a evolução da arrecadação de determinados segmentos. “Por entender a importância da arrecadação para a saúde socioeconômica do Ceará, o Sistema Verdes Mares é parceiro nessa causa. Temos percebido que, ao longo desses três anos, o Prêmio Contribuintes tem tido como honroso retorno uma maior consciência por parte dos cidadãos e do empresariado local”, salienta Antônio Vidal, diretor comercial do Diário do Nordeste.

No intuito de contemplar as empresas com a premiação, alguns critérios foram definidos. A arrecadação do ICMS incluiu todos os itens da receita gerada no período de novembro de 2008 a outubro de 2009.

No caso dos cinco maiores contribuintes, o recolhimento foi agrupado por CNPJ básico, considerando a respectiva região. Na arrecadação das regiões, estão excluídos os cinco maiores contribuintes do Estado, bem como as empresas que tiveram maior participação na indústria, atacado, varejo, serviços de comunicação e transporte. Para selecionar os maiores contribuintes dos Regimes de Recolhimento Empresa de Pequeno Porte e Microempresa-ME, considerou-se a situação cadastral do contribuinte de novembro de 2009, bem como aquelas que tiveram funcionamento regular de suas atividades no período de novembro de 2008 a outubro de 2009.

A pontualidade e o relacionamento também são critérios adotados para definir a premiação.O Prêmio Contribuintes 2009 é o resultado de uma parceria entre o governo do Ceará, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Sistema Verdes Mares. Conta ainda com o patrocínio do Bradesco, da Schincariol, do Moinho Dias Branco, do Banco do Nordeste (BNB), da Petrobras e da OI.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: