Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 3 de maio de 2008

Jornal O POVO 04-05-2008 - Coluna CARIRI, de Tarso Araújo

CARIRI

Tarso Araujo

ANOTE:UM DIA ATRÁS DO OUTRO
A cada dois anos, a Unesco promove um encontro internacional dos geoparks. No último - realizado em Belfast, Irlanda do Norte, em 2006 - ocorreu o reconhecimento do Geopark Araripe. Em junho próximo, em Osnabrück, na Alemanha, será a vez do 3º encontro. O Governo do Ceará, que agora administra o Geopark Araripe, enviará uma comitiva para participar desse evento. E até apresentará sua candidatura para sediar - em Fortaleza - o 4º Encontro Internacional de Geoparks, a ser realizado em 2010. Vai longe o tempo em que, na Urca, os então oposicionistas (hoje administradores) ironizavam o Geopark Araripe, chamando-o de "geoplacas" e previam o fracasso da iniciativa afirmando que era tudo "turismo para inglês ver"...
BARBALHA
Será aberta, no próximo dia 30 - com o tradicional carregamento do pau da bandeira - a festa do padroeiro de Barbalha, Santo Antônio. O encerramento dos festejos ocorrerá no dia 13 de junho vindouro. A parte profana da festa terá, como sempre, apresentações de bandas de forró, grupos folclóricos, barracas com comidas típicas, bares e shows que atraem cerca de 50 mil pessoas todas as noites, quase a população da cidade. Mas, como 2008 é ano eleitoral, a coisa promete ser mais quente este ano...
BASÍLICA MENOR
Dom Fernando Panico deseja que a festa de oficialização da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte - a ser realizada no próximo dia 15 de setembro - seja marcante na história religiosa do Cariri. Importantes autoridades da Igreja Católica serão convidadas para participarem do evento.
EVENTO LOCAL
Juazeiro do Norte sediará, no próximo dia 15 de maio, o 125º Encomex - Encontros de Comércio Exterior. Trata-se de promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através de sua Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em parceria com órgãos e entidades nacionais e regionais, a exemplo do Governo do Ceará e prefeituras.
CARIRIANAS
- O escritor Melquíades Pinto Paiva está escrevendo um livro sobre Federalina Augusto de Lima, a matriarca de Lavras da Mangabeira, que inspirou Rachel de Queiroz a escrever o "Memorial de Maria Moura (...)
- A psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti está de volta ao Brasil após mais de dois anos cursando doutorado em Portugal. Por enquanto, ela ficará em São Paulo redigindo sua tese sobre a religiosidade popular de Juazeiro do Norte (...)
- Waldemar Arraes de Farias planejando nova publicação: agora sobre o acervo da Sé Catedral de Crato, destacando o histórico das peças já restauradas (...)
VANTAGENS (E PREÇO) DO PROGRESSO
Xô lamúria dos eternos pessimistas! Pelo menos no setor comercial, o Crato cresceu bastante nos últimos tempos. Importantes firmas comerciais abriram filiais na Princesa do Cariri (lojas Zenir, Insinuante, Casa Maia, Esplanada, Rabelo, Mercadinho São Luiz, Farmácias Pague Menos são algumas delas). Em breve, Crato ganhará filiais das Lojas Americanas e da San Michel. São empresas que trazem modernos métodos de atuação e proporcionam dezenas de novos empregos. Já alguns comerciantes locais - aqueles que não se adaptaram aos irreversíveis tempos da globalização - têm mesmo é que fechar as portas dos seus estabelecimentos...
PATRIMÔNIO IMATERIAL 1
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. A 4ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan (com sede em Fortaleza) e a Fundação Padre Ibiapina (da Diocese de Crato) firmaram convênio para a 3ª etapa do Projeto Cariri, cujo objetivo é catalogar o patrimônio imaterial do Sul do Ceará, como lugares, saberes e fazeres, formas de expressão, ofícios e celebrações, dentre outras.
PATRIMÔNIO IMATERIAL 2
Nas etapas anteriores do Projeto Cariri (feitas em parceria com a Urca), foram catalogados: lugares da fé na romaria do Padre Cícero, a festa do pau da bandeira de Barbalha, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato) e a obra do escultor Manoel Graciano (Juazeiro do Norte). Infelizmente, na divulgação em livreto dessas manifestações, o Iphan omitiu o convênio com a Universidade Regional do Cariri. Tomara que, nas próximas divulgações, essa gritante omissão seja reparada...
NOVOS VÔOS
Começou a venda de passagens para o novo vôo diário que a Gol operará a partir do dia 12 de maio, ligando Juazeiro do Norte a Recife. O vôo 1810 sairá de Recife às 14h40min, chegando a Juazeiro às 15h30min. O vôo de volta, o 1811, decolará do Aeroporto Regional do Cariri às 16 horas, pousando nos Guararapes às 16h50min. Agora, com dois vôos diários da Gol - o outro é de Juazeiro do Norte para Fortaleza - e quatro da Oceanair, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes (antigo Regional do Cariri) totaliza seis vôos comerciais diários. Para que se tenha uma idéia do que isso quer dizer, basta informar que o aeroporto de João Pessoa, capital da Paraíba, opera sete vôos diários.
É BURACO SÓ
A quadra invernosa - com as pesadas chuvas - só veio agravar a situação. As ruas de Crato e Juazeiro do Norte, que já estavam cheias de buracos, apresentam agora um aspecto deplorável. Enquanto isso, a cidade de Iguatu tem uma boa política de conservação de sua pavimentação. Lá, todo o asfalto é removido e substituído por um novo. Ali, não existe "operação tapa-buraco", como ocorre no Cariri. Viva Iguatu!
CURTAS
DÁ INVEJA
O governador Eduardo Campos autorizou a assinatura de um jornal diário - publicado em Recife - para todos os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco. Mestres lotados em cidades pernambucanas fronteiriças com o Cariri estão provocando inveja aos seus colegas do outro lado da chapada, em terras cearenses.
BANCO ITAÚ
Quando julho chegar, o Banco Itaú deve instalar uma agência em Crato que vai funcionar na rua Senador Pompeu, no prédio onde hoje está instalado o Sebrae. Este, por sua vez, vai ser transferido para ampla residência na Praça da Sé.
ABUSO
O curto percurso de 10 km da avenida Padre Cícero - que liga Crato a Juazeiro do Norte - ganhou mais dois sensores de trânsito. Um abuso! Com esses chega a dez sensores o que dá uma média de um sensor a cada dois quilômetros naquele trecho hoje considerado urbano. É a indústria da multa cada dia mais voraz

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Tarso,
Sua informação sobre a assinatura que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, autorizou para os professores da rede de ensino daquele estado, confere em NÚMERO, GÊNERO E GRAU.
Dias atrás estive em Sertânia (cidade próxima a Arcoverde) e testemunhei a entrega diária do “Jornal do Commercio” a professoras do meu relacionamento de amizade. E assinatura vigora até 31 de dezembro de 2010, último dia do governo Eduardo Campos.

Que bom se o Dr. Cid Ferreira Gomes adotasse idêntica providência no Ceará. Deixaria os professores antenados com o mundo; melhoraria a informação desses formadores de opinião e aumentaria a tiragem dos jornais diários do estado...