Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nossa democracia furada (Roberto de Carvalho Rocha - Diretor da Faculdade Christus)


Quer afundar um barco? Em pleno mar, pegue o formão e o martelo e comece a furar o casco. Se os demais passageiros forem idiotas, ficarão juntos só admirando sua habilidade.

Construímos uma democracia furada, dirigida por incompetentes, ilhados em quarteirões cercados de lixo, ratos e muriçocas dengosas, literalmente: cheias de dengue.

Nossos criminosos mais perigosos fogem de nossas prisões de segurança máxima. Com a máxima segurança, apagam a luz, abrem o portão, saem assoviando pela rua. Ninguém é culpado. Não estava no escuro?

Nossos jovens terminam a nona série quase analfabetos. Você pagou, com os seus impostos, os estudos deles. Perguntei a um deles que se aproximou para "pastorar" meu carro. "Posso fazer uma pergunta, já que você está na oitava série?" "Chuta, tio!" "Sete vezes cinco?" Silêncio. "Um mais um?" O rapaz coçou a cabeça. "Esta é fácil! Um, naturalmente! Tio ninguém estuda mais essas besteiras não!"

Morreu o mais íntegro dos senadores: Jéferson Peres. Vai ficar mais fácil inventar novos impostos, roubar a metade deles, comprar outras setecentas ambulâncias fantasmas. Você é senador e quer roubar o Banco do Brasil? Mande preparar uma certidão falsa em que está escrito que você dá como garantia uma imensa fazenda numa região da selva. Você é senador da República Brasileira e portanto merece confiança. Ninguém vai verificar se a fazenda existe ou não. Se descobrirem a falcatrua, você renuncia, Continua com o dinheiro do Banco do Brasil e anos depois você volta novamente como senador.

Construímos uma democracia furada, fajuta, com uma maioria de políticos irresponsáveis decidindo nosso futuro. Se o tivermos. Em qualquer sinal de trânsito um assaltante mirim poderá estar à nossa espera, com um revolver que ele alugou de um policial.
Jornal "O POVO", OPINIÃO, 05 de junho de 2008.

2 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

A levarmos o queixume do professor Rocha ao limite dele próprio, feche-se a Faculdade Christus pois esta não tem fundamentos neste tipo de gente e país. Eu sempre admirei o tamanho da aridez do deserto pois nele nada nasce. Ainda bem que nasci no Cariri, terra de nascedouro, de gente com cara de gente, inclusive de coisa ruim, mas de gente que nasceu, que vive e certo que um dia morre. Mas que viveu, viveu, lá isso viveu. Nem sempre num apartamento com ar refrigerado para os dias de calor e o filhinhos pulando na corredeira das águas caudalosas de um Beach Park da vida.

Dimas de Castro e Silva Neto disse...

Caro José do Vale.

O consenso é coletivo. A opinião é individual, a do Dr. Roberto, a minha... Não sei da onde vara a sua quanto ao Dr. Roberto, muito menos de suas obras. Não sei se é ex-aluno de alguma das gerações que sua iniciativa formou, contribui, fez e faz por um Ceará melhor. O Cariri é parte, importante, definitiva, seja lá qual for a época que queira eleger para avaliar. Ceará de hoje fruto de colonização que veio do sul para o Norte, e vice-versa, pelas margens do Jaguaribe. Então, sugiro, mais Cariri para capital e mais capital para o Cariri.
Abraço.