Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pax Christi Internacional confere Prêmio da Paz 2008 a dom Luís Flávio Cappio


O bispo de Barra (BA), dom Luís Flávio Cappio, receberá a homenagem da Pax Christi Internacional, que lhe outorgará o Prêmio da Paz 2008 (2008 Pax Christi International Peace Award), durante a 5ª Romaria das Águas, que começou hoje, em Sobradinho (BA), e vai até domingo, 19.
A homenagem acontecerá no dia 18, às 20h, durante ato inter-religioso, na Praça Matriz de Sobradinho. A vice-presidente da Pax Christi Internacional, Laura Vargas, entregará o prêmio a dom Luís e a representantes do povo, por suas lutas em defesa das águas, da terra e de toda a vida, destacando a mobilização organizada por entidades e movimentos sociais pela revitalização e contra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.Criada em 1945, na França, a Pax Christi Internacional é um movimento católico de respeito aos direitos humanos, justiça e reconciliação em regiões devastadas por conflitos. Atualmente, abrange mais de 100 organizações-membro e atua em mais de 50 países dos cinco continentes. A instituição possui status consultivo junto à ONU, à Unesco e ao Conselho da Europa.
No Brasil, ela é representada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).A indicação do nome de dom Cappio ao prêmio foi uma iniciativa do Serviço Paz e Justiça, entidade que tem como líder o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, argentino que ganhou destaque por sua luta em defesa dos direitos humanos na América Latina.5ª Romaria das Águas“Águas para a Paz”. Este é o tema da 5ª Romaria das Águas, que reunirá dezenas de entidades e milhares de pessoas, entre os dias 16 e 19 de outubro, em Sobradinho.A Romaria é marcada por diversos atos, como uma sessão solene na Câmara Municipal, que acontece hoje à noite. Amanhã, haverá o Seminário “Revitalizar o Rio para a Vida em Paz”, com a presença de representantes das comunidades e organizações populares da região. À tarde desse mesmo dia, ocorrerá uma entrevista coletiva à imprensa, na Capela São Francisco e, à noite, uma celebração eucarística que fará memória aos 24 dias de jejum de dom Cappio, realizado entre novembro e dezembro do ano passado. Durante a celebração será lançada a Jornada Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar, que prosseguirá no sábado, 18, como um chamado para questões graves como os conflitos pela água, a crise ambiental, o controle dos territórios, da produção e do acesso à comida por poucas empresas transnacionais.“A Jornada Mundial de Jejum pela Paz afirma a necessidade urgente da reforma agrária para que um número maior de famílias possa se integrar ao processo produtivo de alimentos, acompanhada de uma reforma agrícola que promova a produção e o consumo dos alimentos saudáveis e agroecológicos, como garantia da segurança alimentar das famílias e a Soberania Alimentar da nação”, diz um dos trechos do manifesto lançado pelos organizadores em apoio à Jornada, entre os quais a Pax Christi International, Misereor (Alemanha), Via Campesina Brasil, CPP, PACS, CESE, Caritas, Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco.O dia 18 será marcado ainda pelo ato inter-religioso e por uma caminhada. Já no último dia da Romaria, haverá a celebração de encerramento e shows.

Nenhum comentário: