Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Oeiras, Sul do Maranhão e Tocantins (1)

Durante uma semana percorremos terras do Piauí, Maranhão e Tocantins. Ao final, uma constatação: o interior do Brasil é mesmo muito bonito e merece ser visitado. Divido com os leitores algumas observações constatadas dessa viagem.

O Piauí teve origem em Oeiras
A antiga Vila da Mocha – depois batizada por Oeiras – foi a primeira cidade e primeira capital do Piauí. Isso perdurou de 1758 até 1852, quando o então Presidente da Província, José Antônio Saraiva, tomou a iniciativa de transferir a capital do Piauí para a Vila Nova do Poti, localizada entre este rio e o Parnaíba, que recebeu o novo nome de Teresina, em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II.O exemplar mais importante da antiga arquitetura de Oeiras é a catedral de Nossa Senhora da Vitória, (foto ao lado) concluída em 1733, como atesta a inscrição existente na porta da nave: HOC EST DOMUS DOMINI – FIRMITER AEDIFICATA ANNO DOMINI 1733. Na cidade existem ainda outras construções remanescentes do período colonial, como duas igrejas históricas: a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a de Nossa Senhora da Conceição, mas ambas sofreram – ao longo do tempo – profundas descaracterizações.





Sul do Maranhão
A região Sul do Maranhão é uma das principais produtoras de soja do país. Nos últimos tempos, imigrantes gaúchos, paranaenses, mineiros e paulistas introduziram técnicas modernas de exploração agrícola e pecuária, que impulsionaram o desenvolvimento daquela região. Disso resultou o Pólo Agrícola Mecanizado de Balsas, o Pólo Siderúrgico de Açailândia e a consolidação da cidade de Imperatriz como pólo comercial e de prestação de serviços. Existe até uma corrente defendendo a criação de um novo Estado no Brasil: o Maranhão do Sul, que compreende uma área de quase 150 mil quilômetros quadrados, o que o tornaria o quinto maior Estado nordestino, com área territorial maior do que a de outros cinco da mesma região: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Sua população seria de pouco mais de 1,4 milhão de habitantes, distribuída por 49 Municípios, tendo como capital a cidade de Imperatriz.
No centro-sul do Maranhão fica localizado o parque Nacional da Chapada das Mesas (foto ao lado), com uma área de 160 mil hectares, abrangendo terras dos municípios de Carolina, Estreito e Riachão. O parque, criado em dezembro de 2005, está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado. A região desta nova chapada ainda apresenta uma riqueza enorme em espécies vegetais e animais e segundo especialistas, a criação destas unidades é uma corrida contra o tempo para salvar grandes remanescentes do cerrado brasileiro.

Outra beleza do Sul do Maranhão é o Rio Tocantins, (ver foto ao lado clicada no Por-do-Sol) navegável, com 2.416km de extensão, que corre no sentido de Sul para Norte, ligando a Amazônia ao Planalto Central, onde nascem os seus dois formadores: O Rio das Almas, oriundo da serra dos Pirineus (Goiás), e Maranhão, da Serra Geral do Panará. O Tocantins atravessa os Estados de Goiás e de Tocantins, separando este último, no extremo norte, do Maranhão.
Oportunamente escrevei sobre o Estado do Tocantins.

Nenhum comentário: