Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CINEMA NO TERREIRO ESTRÉIA COM A CASCA AVOA & O MIOLO FICA ...



Com a exibição do documentário A Casca Avoa e o Miolo Fica, será lançado domingo, 21, no Crato, o projeto Cinema No Terreiro, idealizado pelo músico e pesquisador cultural Calé Alencar. A idéia principal é exibir audiovisual brasileiro em terreiros de mestres da cultura popular tradicional (reconhecidos ou não oficialmente) e sedes (formais e informais) de manifestações artísticas.
O documentário é o mais novo curta-metragem dirigido pela jornalista Aurora Miranda Leão, mais um fruto da parceria com o Complexo Vila das Artes (Secult-For /Prefeitura Municipal de Fortaleza) através do Núcleo de Produção Audiovisual (NPD) e da Escola de Audiovisual, que respondem em Fortaleza pelo programa Rede Olhar Brasil (Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura), que tem também o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.
Desta vez, o foco principal das lentes de Aurora é a frutífera parceria entre Calé Alencar e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto: o documentário assinala uma década da atividade de Calé como produtor da festejada banda caririense, mostrando inclusive a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural aos músicos do cariri cearense, realizada ano passado pelo Governo Federal em solenidade no Palácio das Artes, na capital mineira.
Nestes 10 anos, Calé produziu dois CDs da Banda - ambos esgotados - e fez inúmeras viagens com o grupo pelo Brasil, chegando a participar com eles como únicos convidados cearenses da programação cultural do Ano do Brasil na França, realizado em 2005 na Citè de la Musique, em Paris.
No documentário, Aurora revela inusitados e alegres momentos na parceria entre Calé e os Aniceto, reunindo depoimentos relevantes como o dos artistas Sérgio Mamberti (titular da Funarte), Gutti Fraga (diretor do grupo teatral carioca Nós do Morro) e Uibitú Smetak (músico e pesquisador baiano). O lançamento em Fortaleza ainda não está agendado ...
Os Irmãos ANICETO tocam e CALÉ ALENCAR canta em show na Cité de la Musique em Paris durante a programação do Ano do Brasil na França, em 2005... Resultados desta frutífera parceria estão no novo documentário de Aurora Miranda Leão.
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto em foto de Jackson Bantim, produtor musical, letrista, cineasta e fotógrafo, grande anfitrião do Crato, que apóia o lançamento de A Casca Avoa no cariri cearense...
Saiba mais: http:// jbantim.blogspot.com

Nenhum comentário: