Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 17 de março de 2009

Artigo: "Uma Cidade em Reflexão"



Sempre acompanhando o dia-a-dia do nosso Crato, escrevo para jornais da região vários assuntos. Já denunciei o descaso com nossas praças, a não conclusão do estádio Mirandão, a construção de um terminal rodoviário intermunicipal, uma nova estação rodoviária, áreas de lazer nos nossos bairros, com o incentivo ao esporte, à dança, ao teatro, à musica. Um matadouro público, cinemas na cidade, um projeto de arborização envolvendo as escolas do município, estimulando as crianças e jovens de hoje ao cultivo de árvores, conseqüentemente, uma melhor arborização da cidade.

Instalação de bibliotecas nos sítios, distritos e bairros, como um despertar para leitura diária dos nossos jovens, de nossas crianças. Oficinas com os nossos mestres da cultura popular em nossas praças, em nossos bairros, em nossos distritos, bem como com os nossos artesãos, nos referidos locais da cidade, sendo essa uma maneira da criança, do nosso jovem sair da ociosidade, do vício, trazendo um enorme benefício para a formação cidadã dos mesmos.

Fiz essas colocações após os festejos carnavalescos, pois durante esses dias que antecedem a quaresma, “dei” várias “voltas” no centro da cidade e notei a ausência de estímulo, a carência de “alegria” para o nosso povo, “alegria” essa que presenciei há 20, 30 anos passados, quando a nossa gente, o nosso povo, esbanjava euforia em festejar o carnaval nas ruas Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde, Praças Siqueira Campos e da Sé. Domingo e terça de carnaval, os nossos bairros e o nosso centro da cidade eram só euforia com os ensaios das nossas escolas de samba, com a avenida decorada e iluminada, crianças, jovens, senhores, senhoras, vovô e vovó eram alegres foliões e os turistas “enchiam” a nossa cidade em casas de amigos, familiares e hotéis.

Quem animava? A nossa bandinha municipal, à frente o maestro Azul. Crato Tênis Clube, à noite, era pequeno para tanta gente. E na quarta-feira de cinzas descendo do Tênis e indo “pular”, “brincar” e sentir o orgulho, a alegria, a auto-estima de ser cratense, de ser feliz, na praça Siqueira Campos. Essa alegria, essa auto-estima, essa euforia, a nossa elite política tirou do povo, arrebatou. Justiça faço a dois ex-prefeitos que mantiveram, apoiaram, incentivaram de coração o nosso carnaval: Ariovaldo Carvalho e José Aldegundes (Zé Adega). Não só o carnaval, mas o esporte, a música, o São João... Quem há de esquecer a construção do estádio Mirandão? O Chama (Festival de Música Regional), o nosso futebol de salão próprio com o próprio Zé Adega presente ao lado da seleção do Crato? A prevenção para se evitar colapso de água na cidade com a construção de caixas d’água em vários pontos da cidade, as ladeiras de acesso aos bairros Caixa D’água e Casas Populares. Sede própria da Prefeitura Municipal, asfalto em nossas principais ruas, doação de terreno para as escolas de samba da cidade, Colégio Polivalente, atendendo um bairro inteiro que hoje é uma cidade.

Procurei trazer para os saudosistas e para aqueles que não viveram aquelas administrações, essas importantes realizações desses dois administradores nos anos 70 e 80, fazendo justiça aos mesmos, associando os dois a grandes carnavais vividos por nossa cidade em referidas décadas.

Jorge Carvalho
Professor e radialista

Um comentário:

Antonio Sávio disse...

A presente reflexão é válida e urgente. Chamo a atenção aqui para a educação. A cidade que hospeda a Universidade Regional do Cariri nunca esteve em tão grande estado de paralisia intelectual. E aí de quem falar isso! Os "gênios" afetados pela educação pó de arroz não gostam.