Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Você lembra?




Eu tinha 10 anos. E começava a achar que esporte era algo realmente emocionante. Em 92 tinha acompanhado cada jogo da Seleção Masculina de Vôlei na campanha do ouro em Barcelona, depois tinha torcido pelo São Paulo nos Mundiais Interclubes - gostava do jeito do Telê -, esperava pelo Mundial de Basquete e pela Copa do Mundo.
Mas fidelidade mesmo eu tinha às corridas de Fórmula 1. Eu e meu irmão, 11 anos mais velho.

Naqueles 30 de abril e 1 de maio eu soube o que era choque. Como as pessoas podiam morrer no meio de uma disputa esportiva? A morte de Roland Ratzenberger, austríaco, foi vista como uma fatalidade. Afinal, era um desconhecido.

No dia seguinte, eu assistia ao Grande Prêmio de San Marino. Vi aquela Williams perder o controle, o capacete amarelo pender para o lado. Por que ele não sai logo desse carro?

"Morreu Ayrton Senna da Silva". Eu só tinha 10 anos. E pensava que aquilo era impossível. Vai ver perdeu as pernas, ou teve algum dano cerebral, ou ficou desfigurado. Não pode mais correr e agora vai viver como anônimo. Tinha algo de novelesco. Afinal, um ídolo não morre assim.

Aí meu irmão chorou. Minha tia chorou. E eu entendi o que era perda. Não de alguém, mas de algo. Que até hoje não sei nominar.

Há 15 anos, morria um dos pilotos mais espetaculares de todos os tempos. Não é porque morreu que virou santo.

Mas a plasticidade de seus atos, a obstinação em vencer, o compromisso com o aprimoramento e a capacidade de resistir são méritos que só cabem aos grandes.
Senna foi uma fortaleza.

E vou poder narrar as peripécias e os feitos dele aos meus filhos e netos como quem tem a certeza de que viu uma História ser feita.

É isso o que eu guardo. E vocês?


Postado por Ana Flávia Gomes
01/05/2009 10:52

Material retirado do blog GOL, do Jornal O Povo

Um comentário:

Anamaria Duarte disse...

Ana você tem o dom da palavra.... não são todos que tem esse privilégio!
Obrigada por nos trazer um texto tão bonito e cheio de emoção!!

Eu tinha apenas 9 anos!! E voltou tudo na minha cabeça!