Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 20 de setembro de 2009

Cariri



Coluna de Tarso Araújo
Fonte: O Povo Online



NOVA OLINDA
Uma senhora, grávida de 8 meses, encontra-se em estado grave na UTI do Hospital São Francisco pela demora no atendimento. A senhora Cristiane Alexandre dos Santos começou a sentir dores na segunda-feira e foi levada por seu marido para a unidade mista de saúde Ana Alves de Alencar, em Nova Olinda. Naquela unidade não tinha profissionais habilitados para atender a gestante. Com muitas dores foi transferida pelo próprio marido para o Crato, onde veio a ser atendida pelo hospital São Francisco. A demora do atendimento em Nova Olinda prejudicou a gestante, que perdeu seu bebê. O esposo de Ana Alves, Olegário Taveira fez um boletim de ocorrência (BO) contra a Unidade Mista de atendimento de Nova Olinda.

BARBALHA
Consultores do Banco Mundial e técnicos da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará estiveram em Barbalha conhecendo os locais onde serão implantados projetos importantes para a Terra de Santo Antônio. O consultor e coordenador da missão do Banco Mundial, o chinês Ming Ianhg elogiou principalmente o projeto de restauração do Engenho Tupinambá, onde será instalado o Museu da Rapadura do Cariri. Segundo ele, ``este projeto vai ter um impacto muito grande para o turismo e para a identidade do Cariri``.

SEMANA
Acontece no período de 21 a 25 de setembro a 4ª Semana de Informática e Administração do Senac. O evento faz parte das ações itinerantes da entidade nas cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral. No Centro de Educação Profissional de Juazeiro do Norte o Senac disponibilizará mini-cursos nas áreas de Comunicação, Gestão e Informática. A semana será iniciada, amanhã, com a palestra Gestão da Informação nas Empresas, que será proferida pela jornalista Hermínia Rachel Saraiva, que também ministrará durante a semana o mini-curso de Comunicação para Gestores de 20 horas aulas e com certificação nacional.

AURORA
As comunidades rurais de Aurora, pelo menos uma vez por mês, vem participando da Comitiva da Cidadania. O evento tem por objetivo discutir os problemas e buscar soluções de cada distrito discutindo esses problemas entre o poder público e a comunidade. Além de serviços essenciais à população, a são oferecidos atendimentos médicos em várias áreas, distribuição de mudas frutíferas juntos aos trabalhadores, cadastramento dos artistas da região, oficinas de artes e ofícios, exposições de esculturas e artesanatos, projeção de belas imagens turísticas de Aurora, dentre outras atividades.

DANÇA
Estão abertas as inscrições para residências artísticas, cursos e oficinas da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em Juazeiro do Norte, Flávio Sampaio e Alex Santiago, da Cia de Dança de Paracuru, participam de Ação de Interiorização da Bienal, com oficinas, mostra de vídeos e história da dança, voltadas para bailarinos, coreógrafos e atores. As aulas serão ministradas no Sesc, de 25 a 27 de setembro e de 9 a 10 de outubro.

ANJOS SOLIDÁRIOS
Os Anjos Solidários convidam a comunidade a participar da palestra sob o tema de ``Paz, Solidariedade e Caridade``, a ser proferida por Nando Cordel, às 19 horas do dia 24 de setembro de 2009, no auditório do Memorial Padre Cícero, bem como em um ``show`` beneficente com Nando Cordel e Fábio Carneirinho, que ocorrerá no dia 25 de setembro, a partir das 20h, na Aplausu-s Casa de Shows, em Juazeiro do Norte. Os ingressos equivalentes a 2 kg de alimentos não perecíveis estão disponíveis nos postos de troca: Cevema, Rádio Vale e Aplausu-s - Juazeiro do Norte e Vereda Motos, em Crato.

ROMARIA DO CALDEIRÃO
Será realizada hoje a 10ª Romaria ao sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado em Crato, palco da experiência comunitária do Beato Zé Lourenço. Este ano o lema escolhido para a caminhada foi: ``Vida e Cidadania no Semiárido``. A romaria é promovida pela diocese de Crato. Em face da ausência de dom Fernando Panico (que se encontra desde a última 4ª feira em Roma, a romaria será presidida pelo pároco de Assaré, padre Vileci Vidal. Segundo ele, ``são dez anos de caminhada, com o objetivo de resgatar a memória da comunidade do Caldeirão, destacando a experiência camponesa de reforma agrária popular e a memória do Beato José Lourenço como afilhado do Padre Cícero``.

RESGATE IMPORTANTE
Parceria firmada entre a Fecomercio/Senac/Fundação Padre Ibiapina e Prefeitura de Juazeiro do Norte vai possibilitar a publicação de dois volumes contendo documentos importantes sobre o Padre Cícero, período da época do episódio da hóstia sanguinolenta até a independência do Juazeiro, em 1911. O primeiro volume será lançado no próximo ano. O segundo só deverá ser editado no ano do centenário da cidade, ou seja, 2011.

PADRE ALENCAR PEIXOTO
O escritor José Peixoto Júnior toma posse, amanhã, da cadeira Padre Alencar Peixoto, do Instituto Cultural do Cariri. Nascido na vila Caririzinho (ao sopé da chapada do Araripe, no lado pernambucano), mas radicado em Brasília, José Peixoto é autor de quatro livros. Seu último livro, ``Padre Peixoto - Intelectual, Político, Sacerdote`` resgatou a vida desse sacerdote cratense, fundador de colégios e jornais, professor de línguas clássicas e modernas e figura fundamental na luta pela emancipação política de Juazeiro do Norte. José Peixoto Júnior abordou a produção intelectual do cratense padre Alencar Peixoto, fundador do jornal ``O Rebate`` o primeiro de Juazeiro do Norte, cujo primeiro número circulou em 1909.

MESTRE NAPOLEÃO
O médico-historiador barbalhense Napoleão Tavares Neves viveu sua infância junto à bagaceira do Engenho Saco, localizado no paradisíaco sopé da Chapada do Araripe, no município de Porteiras. Memória prodigiosa, ele lembra de fatos e ``causos`` que dariam um livro de crônicas telúricas. Por isso vem sendo incentivado a escrever suas memórias de menino de engenho. Uma das lembranças guardadas por Napoleão é a de quando o radialista e jornalista Antonio Vicelmo acolitava como ``coroinha`` a Frei Anastácio Maria de Porteiras.


CURTAS
> A reclamação é geral. Há dez anos o Instituto Cultural do Cariri não publica a revista ``Itaytera``, órgão oficial daquela academia. (...)

> Este ano o número de romeiros que visitou a catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, bateu novo recorde. Por outro lado, a maioria da população cratense já demonstra simpatia pelos romeiros do Padre Cícero. Fato sintomático: no terminal rodoviário de Crato foi colocada uma grande imagem do Padre Cícero. Iniciativa de entidade governamental (...)

>> O novo diretor do Colégio Diocesano de Crato será o padre juazeirense Cícero Leandro Cavalcanti, ex-pároco da cidade de Aurora. Substituirá o padre Rocildo Alves Lima que vai residir na Itália pelos próximos dois anos onde cursará doutorado (...)

> Parece obsessão: toda semana o Demutran coloca ``tartarugas`` numa rua de Crato. Os donos de oficinas para conserto de carros adoram essas iniciativas (...)

Um comentário:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...



"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado





No CEARÁ, para quem não sabe, houve também um crime idêntico ao do “Araguaia”, contudo em piores proporções, foi o MASSACRE praticado por forças do Exército e da Polícia Militar do Ceará no ano de 1937, contra a comunidade de camponeses católicos do Sítio da Santa Cruz do Deserto ou Sítio Caldeirão, que tinha como líder religioso o beato JOSÉ LOURENÇO, seguidor do padre Cícero Romão Batista.


O CRIME DE LESA HUMANIDADE

A ação criminosa deu-se inicialmente através de bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como se ao mesmo tempo, fossem juízes e algozes.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS

Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará foi de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO / CRIME CONTRA A HUMANIDADE é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira bem como pelos Acordos e Convenções internacionais, e por isso a SOS - DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - Ceará, ajuizou no ano de 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo que sejam obrigados a informar a localização exata da COVA COLETIVA onde esconderam os corpos dos camponeses católicos assassinados na ação militar de 1937.


A URCA PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA

Vale lembrar que a Universidade Regional do Cariri – URCA, poderia utilizar sua tecnologia avançada e pessoal qualificado, para, através da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa – PRPGP, do Grupo de Pesquisa Chapada do Araripe – GPCA e do Laboratório de Pesquisa Paleontológica – LPPU encontrar a cova coletiva, uma vez que pelas informações populares, ela estaria situada em algum lugar da MATA DOS CAVALOS, em cima da Serra do Araripe.


A UFC PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA

Frisa-se também que a Universidade Federal do Ceará – UFC, no início de 2009 enviou pessoal para auxiliar nas buscas dos restos dos corpos dos guerrilheiros mortos no ARAGUAIA, esquecendo-se de procurar na CHAPADA DO ARRARIPE, interior do Ceará, uma COVA COM 1000 camponeses.



Então qual seria a razão para que as autoridades não procurem a COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO? Seria descaso ou discriminação por serem “meros nordestinos católicos”?



COMO SER BENEFICIADO PELA AÇÃO

Para que as vítimas ou descendentes do massacre sejam beneficiadas pela ação, elas devem entrar em contato com a SOS DIREITOS HUMANOS para fornecerem por escrito e em vídeo seus depoimentos sobre o período em que participaram da comunidade do Caldeirão, sobre como escaparam da ação militar, e outros dados e informações relevantes sobre o evento.


PROJETO CORRENTE DO BEM

A SOS DIREITOS HUMANOS pede que todo aquele que se solidarizar com esta luta que repasse esta notícia para o próximo internauta bem como, para seu representante na Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal, solicitando dos mesmos um pronunciamento requerendo ao Governo Federal que informe a localização da COVA COLETIVA das vítimas do Sítio Caldeirão.


PAZ E SOLIDARIEDADE,


Dr. OTONIEL AJALA DOURADO
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197 – 8719.8794
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br