Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 11 de outubro de 2009

CENA DO CARIRI PARA O MUNDO!!!



1ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
TROFÉU JUSCELINO LOBO JÚNIOR
DE 07 A 21 DE NOVEMBRO DE 2009

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Pimenta – Crato – Ceará – Cariri – Brasil


1. APRESENTAÇÃO:

A “1ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense”, projeto elaborado e coordenado pelo dramaturgo Cacá Araújo, é uma iniciativa da Sociedade Cariri das Artes e Sociedade de Cultura Artística do Crato, ambas Pontos de Cultura do Brasil, em parceria com grupos e companhias teatrais em atividade na região do Cariri cearense, e se caracteriza pela gestão cooperativada e pelo caráter expositivo da produção teatral caririense em suas variadas tendências estéticas.

Outorgado a todos os grupos/espetáculos participantes da “Guerrilha...” o “Troféu Juscelino Lobo Júnior” é uma homenagem a Juscelino Leal Lobo Júnior, membro fundador da Sociedade Cariri das Artes, amante do folclore e das artes cênicas, integrante do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato e do Coral Canta Família, nascido em 26/01/1981 e falecido em 02/10/2007.

A denominação do presente projeto nos remete a uma terminologia que indica tática revolucionária de combate e resistência a partir de pequenos focos, com o fim de unir grandes massas em defesa de uma causa libertária comum. E a nossa majestosa causa é a arte! E pretendemos alertar para uma prática revolucionária de afirmação e defesa da cultura nacional tendo como centro prioritário a expressão da diversidade e pluralidade de cada região, sem desconsiderar a universalidade de todos os gestos humanos, nem se fechar ao intercâmbio com outras regiões, povos e nações.

O evento será realizado em dois blocos. O primeiro destinado ao público infantil e o segundo ao público adulto.


2. PROGRAMAÇÃO:

MOVIMENTO DE ABERTURA:

07/11 (sábado), 16:00h: Procissão de Abertura – artistas, brincantes de folguedos e demais participantes da “Guerrilha...”, saindo da Praça 3 de Maio e seguindo até a Praça Alexandre Arraes / Teatro Rachel de Queiroz.

PEÇAS PARA CRIANÇAS:

07/11 (sábado), 19:30h: “ANIMARTISTAS”, adaptação de Flávio Rocha do conto Os Músicos de Bremen, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

08/11 (domingo), 19:30h: “OS 3 PORQUINHOS”, livre adaptação de Cláudio Ferreira, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

09/11 (segunda-feira), 19:30h: “A FLOR E O SOL”, de Cícero Belmar, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Yarley de Lima.

10/11 (terça-feira), 19:30h: “O MÁGICO DE OZ”, de Victor Fleming, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

11/11 (quarta-feira), 19:30h: “PATATIVA E SALOMÃO”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Jean Nogueira.

12/11 (quinta-feira), 19:30h: “MARIA ROUPA DE PALHA”, teatro de bonecos, de Lourdes Ramalho, com o Grupo de Teatro da Associação dos Artistas e Amigos da Arte – AMAR, direção de Stênio Diniz.

PEÇAS PARA JOVENS E ADULTOS DE TODAS AS IDADES:

13/11 (sexta-feira), 19:30h: “A COMÉDIA DA MALDIÇÃO”, de Cacá Araújo, com a Cia. Cearense de Teatro Brincante e Grupo Cênico da SCAC, direção de Cacá Araújo.

14/11 (sábado), 19:30h: “O PECADO DE CLARA MENINA”, de Cacá Araújo, com a Cia. Cearense de Teatro Brincante e Grupo Cênico da SCAC, direção de Cacá Araújo.

15/11 (domingo), 19:30h: “FOGO FÁTUO”, de Lourdes Ramalho, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

16/11 (segunda-feira), 19:30h: “DESMISTIFICANDO TABUS”, de Joylson John Kandahar, com a Cia. Mandacaru de Arte e Eventos, direção de Joylson John Kandahar.

17/11 (terça-feira), 19:30h: “COQUETEL”, de Wanderley Tavares, com a Cia. Wancylus Gat Produções, direção de Wanderley Tavares.

18/11 (quarta-feira), 19:30h: “DENTRO DA NOITE ESCURA”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Jean Nogueira.

19/11 (quinta-feira), 19:30h: “AS IRMÃS CASTANHOLAS”, de Joylson John Kandahar, com a Cia. Mandacaru de Arte e Eventos, direção de Joylson John Kandahar.

20/11 (sexta-feira), 19:30h: “ESPERANDO COMADRE DAIANA”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Renato Dantas.

21/11 (sábado), 19:0h: “BR 116”, de Allysson Amancio, com a Allysson Amancio Cia. de Dança, direção de Allysson Amancio.


3. OBJETIVOS:

GERAL: Realizar exposição de teatro focada na dramaturgia e encenação produzidas na região do Cariri cearense, denominada “1ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense”, tendo como local o Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE, de 07 a 21 de novembro de 2009.

ESPECÍFICOS: a. Reconhecer, incentivar, fortalecer e divulgar obras de dramaturgos e encenadores do Cariri-CE; b. Provocar discussão e reflexão sobre a cena brasileira realizada na região; c. Fortalecer as companhias/grupos teatrais, estimulando o aperfeiçoamento técnico e profissional; d. Incentivar a montagem e circulação de espetáculos de grupos e companhias caririenses; e. Contribuir no fortalecimento da região como destino turístico-cultural; f. Lançar as bases para a criação de uma cooperativa de artes cênicas.


4. JUSTIFICATIVA:

A cultura brasileira tem se afirmado pela diversidade. O Nordeste, e nele o Cariri cearense, se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses.

Entretanto, atualmente, poderosas forças midiáticas movidas pelo interesse econômico privado e alimentadas pela ideologia hegemonista do grande capital internacional ferem cruelmente o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais, na tentativa de estabelecer a estética do consumo capitalista como única via de comportamento intelectual.

Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos, reforçados pelos programas públicos de desenvolvimento cultural.

O projeto “1ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense” se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas no Cariri cearense como fortes elementos identitários do povo radicado nesta região do país. Foi, portanto, pensado a partir do debate com atores, diretores, dramaturgos e produtores, como forma de valorizar a produção dramatúrgica, a encenação e a realização de espetáculos na região, posto ser necessária intervenção de impacto que abra espaços de difusão da arte e do artista caririense, nordestino, brasileiro! Sua concretização contribuirá para o fortalecimento e consolidação de ações conjuntas de afirmação da arte e da cultura na região, ensejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história, além de contribuir na formação de platéias de todas as idades e lançar a região ao intercâmbio na condição de protagonista da cultura.

Crato-CE, 9 de outubro do ano 2009.

Josernany Oliveira (Presidente da Sociedade Cariri das Artes), Divani Esmeraldo Cabral (Diretora Artística da SCAC – Sociedade de Cultura Artística do Crato), Cacá Araújo (Diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante e do Grupo Cênico da SCAC – Crato-CE), Flávio Rocha (Diretor da Cia.Teatral Anjos da Alegria – Crato-CE), Jean Nogueira (Diretor da Cia. de Teatro Livremente – Juazeiro do Norte-CE), Yarley Tavares de Lima (Diretor da Cia. Yoko de Teatro – Crato-CE), Wanderley Tavares (Diretor da Cia. Wancylus Gat Produções – Crato-CE), Joylson John Kandahar (Diretor da Cia. Mandacaru de Artes e Eventos – Juazeiro do Norte-CE), Allysson Amancio (Diretor da Allysson Amancio Cia. de Dança – Juazeiro do Norte-CE), Orleyna Moura (Diretora da Cia. Teatral Boca de Cena – Crato-CE) Ivete Alexandre (Grupo de Teatro da Associação dos Artistas e Amigos da Arte – Juazeiro do Norte-CE).

Nenhum comentário: