Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Juazeirese Tiago Callou é selecionado para o II Concurso Nacional para Jovens Músicos


A Comissão Organizadora do II Concurso Jovens Músicos - Música no Museu tornou pública a lista dos candidatos selecionados para a etapa semifinal. Foram aprovados 21 instrumentistas, número expressivo que é indicativo do alto nível dos candidatos inscritos. O candidato Tiago Callou de Figueiredo, filho de Déborah Callou e Ricardo Figueiredo, foi o único nordestino selecionado para este concurso nacional.

Tiago é aluno de música do Curso de Bacharelado em Piano, na Universidade Estadual do Ceará. Membro da Orquestra de sopro da UECE e é membro da Associação dos Pianistas do Ceará e é o acompanhante da Camerata de Musica Contemporânea da UECE .

O II Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é uma iniciativa que tem por objetivo incentivar e promover oportunidades para estes promissores músicos, um verdadeiro investimento cujo resultado poderá ser a revelação de novos talentos. E continuamos com bons apoios, assegurando-se uma bolsa de estudos em uma centenária universidade americana, a JAMES MADISON UNIVERSITY, o que dá ao concurso uma dimensão internacional. Em 2008 o Premio Especial foi uma Bolsa de Mestrado da James Madison University no valor de U$ 93 Mil foi concedido a Ednaldo Camelo Borba Junior, 22 Anos, do Rio de Janeiro - Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ. Neste concurso de 2009, o mesmo prêmio especial será novamente concedido.

Os selecionados são jovens instrumentistas para violão(3), viola(1), violoncelo(2), contrabaixo(2), piano(9), flauta(1), clarinete(1), saxofone(1) e tuba(1).

Por estado, foram selecionados os seguintes números de candidatos: São Paulo (8); Rio de Janeiro (4); Minas Gerais (3); Espírito Santo (2); Pará (1); Ceará (1); Paraná (1) e Distrito Federal (1).

As provas semifinais serão realizadas em novembro de 2009. A competição terá seqüência nos dias 28 e 29 no Rio de Janeiro. A final será na Sala Cecília Meireles em data a ser comunicada.
Participaram da primeira seleção (semi-final) a seguinte Comissão Julgadora: Sérgio da Costa e Silva (Presidente e Diretor de Música no Museu); Israel Menezes (Regente titular da Orquestra Rio Camerata, regente convidado de orquestras no Brasil e em vários países); Kristina Augustin (Coordenadora do Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF e diretora do Quadro Antiquo); Maria Célia Machado (Harpista, mestre em Educação pela UFRJ, integra o Trio d’Ambrosio e a Orquestra Brasileira de Harpas); Maria Helena Andrade (Pianista, mestra em música pela UFRJ, professora dos Seminários de Música Pro Arte); Miriam Grosman (Pianista, professora e coordenadora dos cursos de extensão da Escola de Música da UFRJ) e Paulo Pedrassoli (Violonista, professor da Escola de Música da UFRJ, diretor da Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música).

Na lista, os nomes aparecem em ordem alfabética, e não em ordem de classificação.
• VIOLÃO: Diogo Vitor de Souza Oliveira (22 anos - São José dos Campos – SP); Franciel Monteiro (25 anos - São Paulo – SP); Renan Colombo Simões (21 anos - Vitória – ES)
• VIOLA: Jessé Máximo Pereira (23 anos - Duque de Caxias – RJ);
• VIOLONCELO: Lucas Martins de Barros Santos (13 anos - Belo Horizonte – MG); Rogério Shieh Barbosa (18 anos - São Paulo – SP)
• CONTRABAIXO: Caio Mesquita Xavier de Almeida (17 anos - Rio de Janeiro – RJ);
Natalia Cristina Pinheiro (25 anos - Vitória – ES)
• PIANO: André Pédico (26 anos, São Paulo – SP); André Signorelli (26 anos, Rio de Janeiro – RJ); Gabriel Madeira Casara (25 anos, Belo Horizonte – MG); Gian Matheus
(22 anos, Bragança Paulista – SP); Keli Chin (25 anos, Curitiba – PR); Lucas Thomazinho (14 anos, São Paulo – SP); Mariana Rodrigues (21 anos, Tatuí – SP); Patrik Marques (16 anos, Belém – PA); Tiago Callou de Figueiredo (23 anos – Juazeiro do Norte – CE)
• FLAUTA: Rafael Ribeiro Ferreira (21 anos - Belo Horizonte – MG);
• CLARINETA: Márcio Miguel Costa (26 anos - Rio de Janeiro – RJ);
• SAXOFONE: Carlos Augusto Gontijo dos Santos (28 anos - Brasília – DF);
• TUBA: Albert Savino Khattar (27 anos - São Paulo – SP).

Enviado por Renato Casimiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Toca muito esse rapaz!