Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Metrô do Cariri será inaugurado em novembro



Estação do crato é uma das mais avançadas durante a construção do metrô de superfície (Foto: Elizângela Santos)


Depois de quatro anos, o metrô de superfície, entre as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, será inaugurado

As obras de construção das estações do metrô de superfície, que ligará as cidades de Crato e Juazeiro, deverão avançar para que a inauguração realmente ocorra no dia 24 de novembro. Esta data foi definida em Brasília, na última terça-feira, em reunião do governador Cid Gomes, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O projeto do metrô do Cariri começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2005, ainda no governo de Lúcio Alcântara, com o objetivo de oferecer o transporte de passageiros sobre trilhos, ligando os dois municípios.

Facilitar a movimentação entre as duas cidades está entre os objetivos para consolidar a formação da Região Metropolitana do Cariri. No processo de urbanização da região, Crato e Juazeiro são as cidades mais desenvolvidas. Serão inaugurados pelo governador Cid Gomes 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve investimento em mais de R$ 25 mil. Uma das estações mais desenvolvidas é a do Crato, nas proximidades da antiga estação de trens do município.

Mesmo com as obras avançadas, ainda está faltando a coberta e os funcionários afirmam que, para concluir os trabalhos no prazo previsto pelo governo, é necessário que seja redobrada a carga horária dos serviços.

O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo "gangway" e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER (DIÁRIO DO NORDESTE)

Um comentário:

Unknown disse...

e qual a banda que vai tocar na inauguração...dizem q é Garota safada, é verdade?????