Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alderico de Paula Damasceno, um dos grandes ícones da cultura cratense

Por Socorro Moreira
Em 1966 , cursava o primeiro ano científico, no Colégio Dom Bosco. Alderico era o meu professor de História. Intimidava com a sua voz em tom maior; impressionava com sua forma perspersuasiva de contar a verdade dos fatos , omitidas nos livros. Falava do pensamento político, filosófico e ideológico... Criava-nos uma consciência crítica. Por dois anos seguidos fui sua aluna. Depois nos tornamos colegas de magistério, no Colégio Estadual. Gostava de escutá-lo. Admirava-lhe a vitalidade , conhecimento e sabedoria. Pensei muitas vezes : não existe velhice , nem tempo, nem morte que derrubem esse homem.
Mas o tempo não tem dó ... É implacável !
Aos 90 anos , nosso mestre e amigo foi chamado para o andar superior, para o encontro de outros nunca esquecidos.
Fecho os olhos e escuto a sua voz, outrora vibrante, já cansada, fugidia , silenciosa ...
Chegou a hora !

Fonte: Cariricaturas

Um comentário:

Alyson Jones E. de Alencar disse...

Este ícone da cultura cratense muito se preocupou em repassar aos seus alunos a ciência em desapaixonada e fria verdade, nos seus diversos desdobramentos. A figura paternal já não pode desgarrar-se deste mestre que nunca mediu esforços para transmitir tanto e tão bom conhecimento. Tenho muito orgulho de ter sido seu aluno. Para mim, ele é inesquecível!