Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A economia e cultura Cratense: 1989-1999 (I)

Por Pedro Esmeraldo

Antes, vamos dar uma ligeira pincelada que significa economia: ao nosso ver, a economia é o controle para reduzir as despesas e controlá-la a rigor; por isso, temos de olhar com cuidado e preparar com dados especiais o verdadeiro significado, o que podemos mostrar o critério econômico de uma cidade. Para nós, significa como ciências sociais e das riquezas.

Não conseguimos bem dados suficientes para relatar e esboçar o critério económico do Grato referente aos anos de 1989 a 1999: assim o pouco que nós sabemos, podemos revelar com minúcias, esmiuçando um pouco que temos de bom da nossa economia agrícolas.

Para nós, a economia agrícola do Crato houve um retrocesso, devido à queda do movimento açucareiro e a falta de trabalho técnico na indústria canavieira que provocou o desgaste económico da agricultura regional, já que todos os métodos agrícolas se tornaram ultrapassados e o Crato sentiu um grande abalo económico na evolução açucareira; ás vezes, devido a falta de incentivo das administrações e das autoridades federais, pois deixaram a nossa região totalmente esquecida no setor agrícola.

Outro fator prejudicial a economia local foi a queda do algodão, visto que uma praga de insetos foi jogado no Nordeste, prejudicando totalmente o setor agrícola desta região, pois se tornou aniquilada por esse inseto proveniente dos Estados Unidos com o intuito de enfraquecer totalmente a produção algodoeira do Nordeste. Por isso, Crato foi prejudicado, o homem não souber compreender a realidade e ficou totalmente acomodado, sem direção para seguir seu caminho.

Por outro lado, no ramo industrial fomos contemplados com pequenas e médias indústrias: como a instalação da Grendene e outras indústrias com médio porte e com a recuperação da fábrica de papel, modificando-a para a fabricação de papel higiénico e ainda outras que não podemos mencionar por falta de espaço.
Também, o comércio evoluiu muito, instalando-se aqui grandes firmas que vieram contemplar o nosso comércio.

Nenhum comentário: