Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vamos pegar o rato? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Relembro com saudade do companheiro Jósio de Alencar Araripe, um grande amigo, que a vontade maior, que vence a todos nós, roubou do nosso convívio.

O companheiro Jósio era um forte crítico das idéias desprovidas de inteligência e, principalmente do regime político que vigorou em nosso país por longos vinte e um anos.
Quando ainda nos reuníamos no Crato Tênis Clube, a notícia que mais teve repercussão no noticiário da época foi a declaração de Nelson Chaves, um conhecido nutricionista pernambucano, que receitava uma dieta de ratos para acabar com a fome do nordestino.

Na plenária da semana em que essa notícia era o prato do dia, Jósio se inscreveu no “Período de Comunicações” para comentar a infeliz declaração do cientista pernambucano, que era ligado a uma agência governamental de combate à fome. Iniciou sua fala comentando que a Checoslováquia tinha muitas represas próprias para criação de peixes. Era uma excelente maneira de matar a fome do povo daquele país. Que o nordeste precisa de açudes e o Ceará com os açudes do Orós e do Castanhão, naquela época, ainda um projeto distante, poderia se transformar num grande criatório de peixes. E assim o companheiro Jósio encerrou sua comunicação: “O nosso sertanejo não tem o hábito de comer peixe. Mas seria muito mais fácil habituá-lo a comer peixes do que ratos. Mas como esse governo tem muita propaganda, pode ser que investindo em uma maciça campanha publicitária, convença nosso povo a comer ratos. Agora, difícil mesmo vai ser pegar o rato...”
Por Carlos Eduardo Esmeraldo (Para o Blog do Rotary Club do Crato)

2 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Prezado Carlos Rafael

Agradeço-lhe a gentileza de postar esse breve texto que preparei para o Blog do Rotary do Crato. Fiquei com receio de postar nos demais blogs da região, pois considerava ser um assunto mais ligado à familia rotária. Com sua iniciativa, vejo que estava enganado.
Jósio Araripe era amigo do meu pai e depois meu amigo, apesar da diferença de idade entre nós.

Um abraço

Carlos Rafael Dias disse...

Carlos Eduardo,

Suas crônicas, tanto pelos assuntos enfocados como pelo estilo leve e gostoso de ler, são, com certeza, de interesse geral.

Conheci o casal Jósio e Eneida pois era muito amigo do seu filho caçula, Leonel, e pude atestar a qualidade moral dos dois.

Grande abraço.